Missão empresarial divulga empresas do Paraná
Agência Estadual
O governo do Paraná e empresários realizam na semana que vem mais uma missão comercial ao Mercosul. Desta vez, o destino é o Uruguai. A comitiva, organizada pela Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul (Seim), vai participar de uma série de rodadas de negócios na capital Montevideo entre os dias 15 e 18.
Além de incentivar a integração regional, a missão quer ampliar o intercâmbio tecnológico e comercial entre os pequenos e médios empresários. Com a visita ao Uruguai, o atual governo do Estado fecha um série de missões realizadas com países vizinhos. Nos últimos meses, o Paraná estreitou relações com a Argentina, Chile e Paraguai.
O mercado uruguaio é considerado promissor. As exportações paranaenses para o Uruguai cresceram 126% no primeiro semestre de 2004 em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando US$ 27 milhões. Em 2003, foram 781 produtos exportados por 253 empresas paranaenses localizadas em mais de 70 municípios.
Empresas – Entre as empresas participantes da nova missão, estarão representantes das indústrias de plástico, corretivos agrícolas, têxtil, confecções, portas e compensados em madeira.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Uruguai, Nelson Gramazio, o país a ser visitado tem muitas necessidades, principalmente maquinários, software e prestação de serviços técnicos. Para o sucesso das exportações, acrescenta, é preciso ter informações sobre o comprador. ?E é isso que teremos: total cobertura para o intercâmbio?, afirma.
O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, informa que, além das rodadas de negócios, a missão permitirá um encontro entre lideranças dos dois governos. ?Vamos mostrar aos parlamentares e ao governo uruguaios a infra-estrutura e toda potencialidade comercial, econômica e turística do Paraná?, destaca.