É uma medida de prevenção e para evitar aglomeração de pessoas, o que poderia favorecer a transmissão do coronavírus.

Durante a Semana Santa é uma tradição da comunidade Católica do Sudoeste fazer peregrinação ao Morro do Calvário, em Francisco Beltrão, especialmente na quinta e na sexta-feira. No entanto, devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, a administração municipal decidiu pelo fechamento do local para visitas, a exemplo do que aconteceu no ano passado. Trata-se de uma medida de prevenção, principalmente visando evitar aglomerações.
[relacionadas]
A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão também suspendeu as atividades religiosas no Morro. Em anos anteriores eram promovidas via-sacras, caminhadas de jovens e a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“Lamentamos ter que adotar esta medida novamente, mas acreditamos ser a decisão mais coerente devido a pandemia. Precisamos priorizar a vida da nossa gente”, explica o prefeito Cleber Fontana.
Hipótese descartada
Relata ainda que chegou a ser analisada a possibilidade de visitas controladas e guiadas, mas a hipótese foi descartada. “Conversamos com a nossa equipe da [Secretaria de] Saúde e com o nosso bispo, dom Edgar Xavier Ertl sobre essa possibilidade, mas a decisão foi unânime pela suspensão da subida de fiéis ao morro”, diz o prefeito Cleber.
Cleber argumenta que a subida poderia ser controlada, mas certamente haveria aglomeração em frente ao morro. A partir desta quarta-feira, dia 31 de março, serão colocadas grades de isolamento nos acessos e faixas orientando a comunidade sobre a medida. As celebrações religiosas alusivas à Semana Santa podem ser acompanhadas pelos meios de comunicação e pelas redes sociais.