A Móveis Dummel completou 50 anos em Francisco Beltrão.

A fachada da empresa Móveis Dummel.
Foto: Aline Leonardo
Instalar uma empresa em Francisco Beltrão, 50 anos atrás, carecia muito mais que demanda de mercado e qualidade de produto. Um dos itens fundamentais para prosperar nos negócios era a credibilidade.
Numa época em que todo mundo conhecia todo mundo, a família chegada do Rio Grande do Sul justamente no Dia da Mentira precisou trabalhar muito para estabelecer a Indústria de Móveis Dummel.
A empresa foi criada em 1969 pelos irmãos José Arno e Ari Dummel e começou com fabricação de móveis em série. “A gente não conhecia ninguém, então ficava complicado de as pessoas confiarem em nosso trabalho”, contou seu Arno Dummel (24-10-1936 a 1º-6-2011), numa entrevista ao JdeB em 2006. Ele, a esposa, Nerci Elza Dummel, e dois filhos, Ivanise e Ivanowr, chegaram a Beltrão dia 1º de abril de 1969.
[relacionadas]
O trabalho sério de toda a família rendeu e continua rendendo bons frutos. Da terceira geração da família na empresa, José Guilherme Paludo, neto de seu Arno e filho de Ivanise Dummel Paludo, orgulha-se da história que a Móveis Dummel construiu: “Hoje a gente vai em um cliente e encontra lá um guarda-roupa nosso que ele tem há 30 anos”.
Nestes 50 anos, a Móveis Dummel mudou e se expandiu. Agora, é especializada em ambientes planejados, conta com maquinário de ponta e um showroom próprio, tornando a marca sinônimo de durabilidade, qualidade e bom atendimento.