Presidente da CDL destaca iniciativa em prol dos lojistas e consumidores.
No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon de Francisco Beltrão, juntamente com a Associação Brasileira de Procons e a Federação Brasileira dos Bancos, realizarão o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, entre os dias 15 e 31 de março.
Será exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br A ação dos órgãos de defesa do consumidor tem o objetivo de restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Os órgãos promotores programaram a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

De acordo com Helena do Couto, diretora do Procon de Francisco Beltrão, “é muito importante que o consumidor faça uma proposta com a forma que deseja realizar o pagamento, pois só ele sabe qual a sua condição financeira, se pode oferecer um valor para a quitação integral da dívida, ou, se for parcelar, com qual valor pode se comprometer por mês”.
Para participar do mutirão online basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. A plataforma também possui aplicativo para smartphone. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.
O Procon de Francisco Beltrão orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil. Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória. Informações complementares pelo telefone (46) 3524-5063.
Comércio está sofrendo

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão, Vera Dalpubel, considera a iniciativa do Procon
“bem bacana; muito boa”. Ela argumenta que as pessoas e o comércio estão sofrendo devido à pandemia. A presidente da CDL observa que as pessoas quando estão com equilíbrio financeiro querem investir, mas às vezes ocorrem situações inesperadas. Por isso, considera importante a renegociação de débitos para que os consumidores possam se manter “com portas abertas no comércio”. Diz ainda: “Porque as pessoas podem parcelar e vão poder comprar mais”.
Endividamento dos consumidores se mantém em alta
O endividamento dos paranaenses teve pequena elevação em fevereiro. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 89,2% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida em fevereiro.
O indicador está levemente acima do apresentado em janeiro, quando a parcela da população endividada era de 89,1%. Já na comparação com o ano passado, o endividamento teve redução de 0,5 pontos percentuais.
Tradicionalmente com grande volume de dívidas, as classes A e B vêm buscando reduzir os gastos nos últimos meses. Em fevereiro, 92,7% das famílias com renda superior a dez salários mínimos estavam endividadas, ante 93,3% em janeiro. Por outro lado, o endividamento subiu entre as famílias de menor renda, passando de 88,2% em janeiro para 88,4% no mês passado.
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As condições de pagamento pioraram pelo segundo mês consecutivo. As famílias com contas em atraso subiram de 26,3% em janeiro para 26,5% em fevereiro. Já as que reconheciam não ter condições de quitar seus débitos correspondiam a 12,0% em fevereiro ante 11,9% em janeiro.