
excelente para os beltronenses.”
A secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Rose Mari Guarda, apresentou os trabalhos desenvolvidos pela pasta desde o início da atual gestão – prefeito Cantelmo Neto (PMDB) e vice Eduardo Scirea (PT). Entre os pontos levantados no Café Acefb de terça-feira, 25, Rose falou sobre as conquistas de 2013, como o credenciamento do Hospital do Câncer (Ceonc), que passou a realizar o tratamento de quimioterapia em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “O próximo passo é realizar as sessões de radioterapias, o que trará mais conforto aos pacientes que se deslocam diariamente para Cascavel para realizar o tratamento”, informou Rose.
Em setembro de 2013, o agendamento de consultas e exames deixou de ser realizado na rodoviária municipal. “Essa central foi descentralizada, ou seja, as pessoas vão às unidades de saúde e agendam suas consultas e exames. No interior do município, a comunidade de Nova Concórdia já conta com o agendamento on-line. Em breve, Seção Progresso, Seção Jacaré e Assentamento Missões estarão com as unidades informatizadas”, antecipou a secretária.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) foi inaugurado em 2013 e atende gratuitamente a população em sala do edifício Real Center, no Centro da cidade.
Mais conquistas em 2013
Ela citou a instalação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), no bairro Nossa Senhora Aparecida, destinado ao atendimento de dependentes de álcool e drogas; a obtenção de recursos financeiros do governo federal para a construção de onze unidades de saúde – Padre Ulrico, São Cristóvão, Jardim Itália, Seminário, Km 20, Industrial, Sadia, Marrecas, Cantelmo, São Francisco e Jardim Floresta; recursos para reformar nove unidades de saúde; a ampliação das unidades de saúde dos bairros Alvorada e Padre Ulrico; viabilização de R$ 800 mil do Ministério da Saúde para equipar a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) no Contorno Norte; contratação de mais 54 agentes comunitários de Saúde; aprovação pelo Ministério da Saúde para a aquisição de dois veículos novos para atendimento de Programa Saúde da Família (PSF).
Compra de imóveis
Neste ano de 2014, a Secretaria de Saúde adquiriu cinco terrenos para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS), um micro-ônibus e um ônibus, três profissionais do Programa Mais Médicos e a implantação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Para 2015, o Programa Melhor em Casa deve ser implantado. Esse programa vai àquele paciente que está internado no hospital. Ele receberá alta e continuará sendo atendido em casa com médico, enfermeiro e fisioterapeuta. Um familiar desse paciente será preparado para auxiliar no tratamento. Assim, evita-se as infecções hospitalares e leitos ficarão disponíveis aos pacientes”, explicou a coordenadora municipal de atendimento primário em saúde, Fabiane Lara.