Geral
A secretária da Câmara de Dirigentes Lojistas de Francisco Beltrão (CDL-FB), Syrlei Zapelini, no entanto diz que muitas pessoas com débitos têm procurado a entidade para saber em que empresas foram negativadas para fazer os pagamentos.
A secretária da CDL ressalta que, para as pessoas que estão empregadas não mudou em nada e também para funcionários públicos municipais e professores. “O pessoal continua comprando, mas, claro, com os ´pés no chão’”, sublinha Syrlei. Hoje as pessoas não trocam mais de carro como em outros anos em que as pessoas já se programavam para isso.
[relacionadas]
Menos consultas
Em relação às consultas sobre crédito dos consumidores, a secretária diz que com o aumento das compras com cartão de crédito, houve uma diminuição nos últimos anos. Mas Syrlei entende que uma decisão importante do Banco Central foi baixar a taxa de juro. As pessoas passaram a investir mais na compra de bens.
“O dinheiro muda de mãos e acaba movimentando a economia”, destaca a secretária. E numa outra ponta há as pessoas que recebem os auxílios governamentais. Como não podem comprar bens duráveis, elas gastam o dinheiro que recebem basicamente na compra de alimentos. “O povo vai se virando como pode”, diz Syrlei.