Mas há uma certa inclinação para o nome do governador gaúcho Eduardo Leite.

“Esse é um debate importante e que estamos realizando com a necessária prudência e atenção para que tenhamos uma opção que possa unificar lideranças e apresentar um projeto sólido de desenvolvimento para o País.”
As palavras são do deputado estadual e presidente do PSDB do Paraná, Paulo Litro (de Dois Vizinhos).Os tucanos estão na iminência de, pela primeira vez na sua história, ter prévia para a escolha do candidato da legenda a presidente da República. Quatro nomes estão hoje colocados: os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria, o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e o senador Tasso Jereissati (CE).
Para o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, “está muito cedo para eu escolher meu candidato, o processo interno está começando e vou, no decorrer, analisar a campanha interna para me definir”, disse.

Por ora, a eleição está marcada para o dia 21 de novembro (e se tiver necessidade de segundo turno, será no domingo seguinte, 28). Todo mundo filiado até maio deste ano tem direito ao voto (confira no quadro os quatro grupos de votantes).Serão quatro ou cinco debates virtuais entre os candidatos, e o primeiro está agendado para 18 de outubro, uma segunda-feira.Para o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB de Beltrão), o debate será importante para a construção de uma alternativa forte, “seja quem for o candidato”. Ele sinaliza preliminarmente que vê o nome de Eduardo Leite com potencial “de renovação”. O vereador Silmar Gallina (Francisco Beltrão) promete acompanhar os debates, e também vê com simpatia o nome do governador gaúcho Eduardo Leite. “Ele tem visão empreendedora com capacidade de gestão”, declarou Silmar.
O vereador Anildo Krug (Francisco Beltrão) afirma que se fosse hoje a escolha, “não votaria em nenhum dos quatro”.Paulo Litro observa que “esse é um debate importante e que estamos realizando com a necessária prudência e atenção para que tenhamos uma opção que possa unificar lideranças e apresentar um projeto sólido de desenvolvimento para o País. O PSDB é sempre um partido muito relevante nas eleições e conta com uma grande representação na Câmara e no Senado”.O prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Leonir Gelhem, opta pelo nome de Arthur Virgílio. “Pelo que eu pesquisei dentro dos nomes que estão colocados, acredito que o Arthur Virgílio seja o melhor.”
Os candidatos
Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, 75 anos, foi deputado federal, ministro de FHC, senador e três vezes prefeito da capital do Amazonas.Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite, 36 anos, foi vereador e prefeito de Pelotas. É o atual governador do Rio Grande do Sul.Tasso Ribeiro Jereissati, 72 anos, foi três vezes governador do Ceará e atualmente é senador.João Agripino da Costa Doria Júnior, 63 anos, foi prefeito de SP e é o atual governador de São Paulo.