6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Na manhã de ontem, a Associação de Proteção aos Autistas de Dois Vizinhos inaugurou sua sede própria

Espaço, com 700 m², foi pensado, especialmente, para atendimentos de alunos com autismo.

O prefeito Carlinhos Turatto durante seu discurso na inauguração da Apadv.

Na manhã de ontem, 4, aconteceu a inauguração da Associação de Proteção aos Autistas de Dois Vizinhos (Apadv). A solenidade contou com a presença de autoridades, pais, representantes da sociedade, professores e alunos da instituição que agora passa a atender na Rua Júlio Nicolodi, 84, no Bairro Margarida Galvan. 

A nova estrutura tem aproximadamente 700 m² e é totalmente adaptada para os 80 alunos da instituição, com salas individualizadas para os atendimentos: são salas de aula, saúde, de música, brinquedoteca, refeitório, entre outras.

“Com a nova sede muda tudo porque agora, por exemplo, na pandemia, como estamos recebendo os alunos individualmente, a gente consegue atender cinco, seis crianças porque cada uma vai estar num ambiente”, diz Maria de Cássia Bernardo Inácio, diretora da instituição.

- Publicidade -

[banner=100067]

 Ela lembrou a história da instituição e fez diversos agradecimentos. “Tivemos muitas pessoas trabalhando para chegarmos até aqui e, neste momento, me faltam palavras e sobram emoções. Eu recebi meu filho autista e, na época, ninguém sabia o que era Autismo. Ficamos anos procurando diagnósticos, porque as escolas não aceitavam trabalhar com ele sem saber o que ele tinha. Eu já era professora e observava o desenvolvimento dele e, no meio de tudo isso, conheci outras mães com problemas semelhantes. Em 2009, fizemos a ata e montamos a associação para buscar um local adequado para atender nossos filhos. Alguns até falaram que era loucura colocar todos os autistas num único lugar, mas percebemos, logo no começo, que as crianças adoravam vir na instituição e nunca mais paramos”, disse. 

 

A Apadv é referência para o Estado do Paraná e é um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) e agora trabalha com outros desafios. “Temos a sala dos professores e o auditório que estão no projeto e ainda não foram feitos, mas eu ainda quero transformar a Apadv num centro-dia, onde os autistas não verbais vão poder pernoitar na instituição. Isso é pensando no momento que não estivermos mais aqui para cuidar dos nossos filhos”, completou.

A sede própria da Apadv tem 700 metros quadrados.


Diretorias homenageadas
O atual presidente da Apadv, Célio Galvan, enfatizou que, na placa inaugural da nova sede, constam os nomes de todas as pessoas que foram diretoras da instituição. “Há alguns anos, a professora Cássia me procurou, quase que implorando, para que eu assumisse a instituição. Tenho um grupo de amigos de muitos anos e, entre nós, conversamos e decidimos que se um assumisse, todos ajudariam. Foi isso que viemos fazendo desde então e nosso objetivo era tirar a Apadv daquela casa em que estava alugada. Iniciamos um trabalho, contamos com muitos apoios e hoje estamos aqui. Foi uma luta, conseguimos muitos apoios e agora vamos buscar finalizar, em breve, tudo o que está planejado para esse terreno”, conclui. 


Autoridades
O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) destacou que o momento era de extrema importância para a educação especial. “A Cássia luta desde sempre para dar condição digna aos autistas e a gente procura ajudar da melhor forma. Minha mãe (Rose Litro) quando era deputada, solicitou que a Apadv fosse reconhecida como entidade de utilidade pública estadual e buscou convênios com o governo. No meu mandato, para essa sede, conseguimos R$ 150 mil que foram repassados através da Prefeitura. O comprometimento é grande e isso é somente o início. Seguiremos sem medir esforços para que todas as demandas se tornem realidades”, disse. 

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) também relembrou a história da entidade. “Eu era vereador, em 2009, quando a professora Cássia iniciou essa batalha, muitas vezes se humilhando para fazer as coisas acontecerem. Essa inauguração é o maior exemplo de que as pessoas passam, mas as realizações ficam. Foram várias diretorias fortes para que esse sonho fosse realizado. Passou pelos ex-prefeitos Zezinho Ramuski e Raul Isotton, pela ex-deputada Rose, pelos deputados Paulo Litro e Vermelho e teve muito da sociedade ajudando”, relatou.

[banner=100070]
Mais novidades
O prefeito anunciou que vai enviar, nos próximos dias, dois projetos de lei para a Câmara de Vereadores: o primeiro pedindo autorização para doar materiais de construção para a entidade, que entraria com a mão de obra, para finalizar alguns detalhes na nova sede; o segundo concedendo o terreno que fica ao lado da instituição por 20 anos para  estacionamento dos professores.

“Essa rua é estreita, em pleno funcionamento todos terão dificuldades, então vamos buscar essa parceria para vocês terem o estacionamento”, completou. Antes de todos os convidados visitarem a instituição, o padre Thiago Berra, pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, deu a bênção às instalações.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques