As espécies de coronavírus que produzem doenças nos animais não são transmissíveis ao homem.
O coronavírus é uma novidade para a saúde das pessoas, mas não para os animais, que já são vacinados contra o vírus. A questão é que as espécies que atingem cães e gatos não afetam os humanos. “As espécies CCoV e FCoV produzem doenças no cão e no gato que não são transmissíveis ao homem”, comenta José Carlos Zanella, da Planeta Bicho.

fez um vídeo falando sobre as
diferenças de vírus.
Ele gravou um vídeo explicando as diferenças. “Nós, médicos veterinários, estamos sendo bombardeados com perguntas em função da pandemia do coronavírus. A preocupação é com relação ao risco de esse vírus se desenvolver no cão e no gato. Não existe esta preocupação.”
[relacionadas]
Zanella destaca que as vacinas devem estar em dia, mas não precisa vacinar sem necessidade. “Fiquem tranquilos, fiquem em casa e sigam a recomendação mais básica: lavem as mãos. Se não tem álcool em gel, usa água e sabão. Se cuidem e cuidem de seus animais. Se precisar ir ao veterinário, liga, porque quase todas as clínicas estão buscando os animais, principalmente para os idosos, que não podem sair de casa.”
Ronivan Gobbi, da Clinicão, completa: “Por enquanto, não existe nada cientificamente que comprove que há esse risco de os animais se contaminarem. Existe um caso de um cão, na China, o qual a tutora desse animal deu positivo para o Covid-19; esse cão foi testado e reagiu fracamente positivo, o que pode indicar uma contaminação ambiental, que o animal nem tem incubado o vírus, mas simplesmente estava carregando o vírus pela contaminação da própria tutora. Esse animal está em observação pelos órgãos internacionais de medicina veterinária e estão acompanhando o comportamento do vírus. Portanto, podemos ficar bem tranquilos quanto a isso”.
Por que tanta preocupação?

Segundo Roni, circulam nas redes sociais imagens de carteirinhas de vacinação, constando que o animal foi vacinado contra o Coronavírus. “O que existe é um tipo de Coronavírus gastroentérico que ataca os animais. É um vírus conhecido desde 1971, totalmente diferente do Covid-19, que foi descoberto agora, em 2020. As pessoas estão assimilando esse Coronavírus com o Covid-19, mas são totalmente diferentes, de espécies diferentes e que atacam sistemas diferentes.”
Roni cita a pesquisa de um laboratório americano que desenvolveu um teste do Covid-19 em cães e todos deram negativo. Isso reforça a ideia de que os pets não contraem a doença e muito menos transmitem o vírus. “Não precisa desse pânico, as pessoas não precisam se preocupar quanto a isso, o que deve fazer é as pessoas que estiverem contaminadas tomarem as precauções de não fazer uma contaminação ambiental para passar pra outra pessoa. Também as medidas de higiene que precisam ter com relação aos cuidados para proteger o local, para as pessoas que estão no mesmo ambiente. Então, o pet pode ser um carregador, mas não vai incubar o vírus e desenvolver a doença.”