8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

No Dia da Natureza, um crime ambiental no Parque Alvorada

Geral

No Dia Mundial do Meio Ambiente, sábado, 5, uma triste constatação: um crime ambiental no Parque Alvorada. A situação revoltou os integrantes do Rotary Francisco Beltrão Terceiro Milênio. Dia 1º de maio, o Rotary Francisco Beltrão Terceiro Milênio e o Rotaract de Beltrão iniciaram um projeto de plantio de mudas de araucárias no Parque Alvorada.

Foram plantadas cerca de 400 mudas pelos rotarianos e rotaractianos. Sábado, 5, o pessoal do Rotary esteve no parque para plantar mais mudas a partir da ponte do Rio Marrecas até outra ponta. A ação foi para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente.Mas quando os rotarianos chegaram ao local em que foram plantadas as mudas, depararam-se com as mudas arrancadas – cerca de 90% delas.  

Indignado, o empresário e rotariano Edson Flessak comentou em áudio enviado ao JdeB: “Você planta, faz projeto pelo clube e chega de volta pra analisar os resultados… Dá vontade de chorar”. Diante da situação, os sócios do clube replantaram as mudas. Em alguns lugares tinha quatro ou cinco mudas jogadas no chão.Esta depredação foi levada ao conhecimento do secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano David, que ficou de verificar se existem câmeras de monitoramento no Parque Alvorada para encontrar as pessoas que cometeram o crime. As mudas de araucária foram cedidas pelo Viveiro Municipal de Francisco Beltrão. “É lamentável”, comentou Adriano. 

- Publicidade -

O que prevê a lei penal
Para crimes como este, em caso de abertura de inquérito e processo, a pena é: “detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. Parágrafo Único – No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques