Além de todos os prejuízos causados em aviários e residências, a falta de energia aumentou os danos do temporal.

Uma cena registrada na Linha Santa Luzia, interior de Ampere, repercutiu nas redes sociais nesta semana. O vídeo gravado na propriedade da família Molinetti mostra a área onde estava o aviário praticamente sem a estrutura, que acabou sendo retorcida e amontoada pelo vento.
A propriedade tinha quatro aviários. Com o vendaval do último domingo, o primeiro foi completamente arrancado do chão e a estrutura lançada contra outros dois aviários. No último, que acabou não sendo atingido, um funcionário trabalhava na hora da tempestade. “Veio a chuva, depois o vento e estávamos dentro de casa. Quando começou a acalmar o tempo, saímos pra fora e vimos o estrago”, conta Wellinton Molinetti.
Em Ampere, não há estação do Simepar, por isso não é possível verificar a força das rajadas de vento. Mas o estrago na propriedade dá uma dimensão da intensidade da tempestade: até os pilares que sustentavam a estrutura foram arrancados e lançados cerca de 50 metros longe. Além de ter perdido totalmente o primeiro aviário, o segundo teve toda a estrutura comprometida e o terceiro cerca de 40%.
Nos aviários estavam pintainhos recebidos há cinco dias e que foram encaminhados para alojamento em outros aviários ou para o descarte sanitário. O estrago também foi grande em outras propriedades vizinhas: casas e galpões ficaram destelhados, eucaliptos foram quebrados ao meio e partes das plantações de milho “deitaram” devido ao vento.
A família Molinetti, que trabalha com avicultura há 25 anos, até tem seguro dos imóveis, mas como é antigo o valor já está defasado – principalmente porque no último ano o custo de construção subiu muito. Wellinton diz que além do prejuízo com as estruturas, ainda terão que ficar meses sem alojar, mas comemora que os danos foram apenas materiais. “É uma cena impressionante, mas considerando o que aconteceu aqui o mais importante é que estamos todos bem.”
[relacionadas]
Prejuízos no interior
Produtores rurais de diversas atividades foram afetados de alguma forma ou de outra pelo temporal na região. Além de danos diretos em estruturas, teve quem ficou sem energia elétrica e acabou tendo a produção prejudicada. Ainda ontem havia comunidades rurais onde a energia não havia sido restabelecida.
