
apresentação à imprensa, no evento realizado em São Paulo.
O empenho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de preparação dos jovens para o mercado de trabalho, por meio do ensino técnico, foi destacado na apresentação da Olimpíada do Conhecimento 2014, quinta-feira, 31, para profissionais de imprensa de todo o Brasil, em evento no Tivoli Hotel e Resorts, em São Paulo. Em seu discurso, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson de Andrade, destacou que o objetivo maior com a realização desta olimpíada é preparar os jovens para que o Brasil conquiste em 2015, em São Paulo, a Olimpíada Internacional de Conhecimento.
O diretor nacional do Senai, Rafael Lucchese, fez uma ampla explanação sobre o evento, que acontecerá de 3 a 6 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG). Mais de 800 jovens de todo o Brasil participarão deste torneio nacional de educação profissional, de 58 ocupações técnicas abrangendo os setores de indústria, serviços e agropecuária. Os estudantes foram selecionados das escolas profissionalizantes do Senai, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e dos institutos federais de educação tecnológica (Ifets) nos estados. O pessoal dos Ifets participa pela primeira vez da competição.
Provas se assemelham aos desafios do trabalho
Durante a olimpíada, os estudantes selecionados participarão de provas semelhantes às que enfrentam no dia a dia do mundo do trabalho. A competição contará, ainda, com a participação de 45 jovens portadores de necessidades especiais que competirão em quatro modalidades, 88 jovens vão se preparar para os torneios internacionais de educação profissional e 210 competem pelas medalhas no festival de robótica.
Revelação de talentos
O presidente da CNI, Robson de Andrade, comentou, durante seu discurso, sobre o trabalho de formação profissional oportunizado pelo Senai e a preocupação da instituição em qualificar os jovens para trabalhar nas indústrias. “Oitenta e cinco por cento dos jovens formados pelo Senai saem empregados”, sublinhou. E comparou a Olimpíada do Conhecimento à descoberta de novos talentos no futebol. “Quando a gente sai de uma olimpíada, é como um campeonato de futebol, que tem os olheiros para descobrir os talentos, na olimpíada tem o pessoal das empresas que vai em busca destes talentos.”
Andrade agradeceu o apoio do apresentador Luciano Huck, da TV Globo, à Olimpíada do Conhecimento – ele será o embaixador do evento. “Tenho certeza que com o apoio de Luciano Huck nós vamos fazer a maior olimpíada”, salientou. A expectativa da comissão organizadora é receber 300 mil visitantes nos quatro dias da competição, das quais 150 mil visitas de estudantes das escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. As pessoas poderão visitar, ainda, projetos, protótipos e equipamentos utilizados em alguns dos cursos que o Senai oferta em vários estados, o festival internacional de robótica, a exposição da indústria do futuro e o Brasil Fashion – oficinas com estilistas de renome nacional.
A visitação das escolas é considerada importante pelos dirigentes da CNI e Senai para difundir a importância do ensino técnico-profissionalizante no Brasil entre os adolescentes e jovens que vão entrar em pouco tempo para o mercado de trabalho. Rafael Lucchesi, diretor do Senai e membro da organização da olimpíada, afirmou que as indústrias se ressentem de trabalhadores qualificados e que a remuneração é um dos atrativos do setor. Há setores da indústria que pagam de R$ 4 mil a R$ 6 mil de salário ou até mais.
O apresentador de TV Luciano Huck se disse entusiasmado com a realização do evento de conhecimento e enfatizou a importância da educação para a formação de cidadãos brasileiros. “Eu acredito que a educação é a única ferramenta para mudar um país.” Ele acrescentou que mantém uma organização não-governamental que promove cursos para capacitar pessoas para funções técnicas na TV. “Quando veio a possibilidade de ser embaixador (do evento) e eu entendi a função de embaixador, eu aceitei”, disse. O apresentador ressaltou que o país precisa fortalecer a educação técnica e os pais devem entender isso e ter orgulho de seus filhos ao optarem por uma profissão técnica.
Ocupações da Olimpíada do Conhecimento
– Tecnologias de manufaturas e engenharias;
– Construção e edificação;
– Moda e criatividade;
– Serviços;
– Transporte e logística;
– Engenharias agrícolas e agropecuária;
– Modalidades para pessoas com deficiência.
Participação por Estado
Acre: 11
Alagoas: 25
Amazonas: 16
Amapá: 3
Bahia: 31
Ceará: 12
Distrito Federal: 23
Espírito Santo: 61
Mato Grosso do Sul: 13
Mato Grosso: 23
Goiás: 21
Maranhão: 14
Minas Gerais:
Paraíba: 19
Pará: 9
Pernambuco: 35
Piauí: 8
Paraná: 45
Rio de Janeiro: 41
Rio Grande do Norte: 23
Rio Grande do Sul: 38
Roraima: 20
Santa Catarina: 40
São Paulo: 53
Tocantins: 23
Categoria especial: 88