Sondagem da Fecomércio PR mostra que 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários em 2021

O Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano. Essa tendência segue a projeção brasileira feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela qual o Paraná é quarto Estado com maior previsão de contratação em 2021, com 7,19 mil vagas.
Na segmentação por setores, o comércio deve fazer o maior número de admissões de temporários, com 41,3%, ante 27,3% entre as empresas de serviços e 36,4% nas de turismo.
Número de contratações
Este ano também serão contratadas mais pessoas. Em 2020, a média de contratação era de dois a três temporários e em 2021 será de quatro trabalhadores. A maior parte das empresas (40,9%) planeja contratar de dois a cinco pessoas e outras 36,4% devem fazer apenas uma contratação. Os estabelecimentos que intencionam admitir mais do que dez trabalhadores correspondem a 12,1%.
Vagas ofertadas
A maior parte das vagas ofertadas serão para a função de vendedor, com 57,6%, seguidas por atendente geral (33,3%), caixa (21,1%) e estoquista (12,1%). E as chances de efetivação são bastante altas, com 81,8%.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão, Davi Nesi, constatou que há bastante anúncios de empregos nas lojas para o período de fim de ano. A maioria das vagas é para vendedor. A dificuldade encontrada pelos lojistas é encontrar profissionais de venda com referência e experiência.
Esse aumento de vagas temporárias se deve aos pedidos que os empresários do comércio fizeram às indústrias e fornecedores para reforçar seus estoques de produtos para as vendas de fim de ano. “Os pedidos são feitos com três a quatro meses de antecipação”, diz Davi. Nos contatos que tem feito com os colegas do comércio, Davi Nesi constatou que eles estão bem animados para os negócios deste fim de ano.