Prejuízos maiores aconteceram nas comunidades do interior.

Chuvas, ventos fortes e granizo causaram danos em comunidades rurais de Barracão, Chopinzinho, Eneas Marques, Pérola D´Oeste e Santo Antônio do Sudoeste. Os maiores prejuízos foram registrados na comunidade de Conciolândia, em Pérola D´Oeste. Prejuízos também aconteceram em residências nas cidades de Dois Vizinhos e em Pato Branco.
Pelos números obtidos com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil (Coredec) e a Defesa Civil do Paraná, no final da tarde de ontem, as tempestades que caíram entre a tarde de terça-feira, 20, e a madrugada de quarta-feira, 21, 1.004 pessoas foram atingidas e 191 casas tiveram danos nos telhados.

Danos em Pérola D´Oeste
Por volta das 18h30 de terça-feira, 20, o distrito de Conciolândia e as comunidades vizinhas, em Pérola D´Oeste, foram atingidos por um forte vendaval. Em questão de minutos vários danos materiais foram causados. Dentre os locais atingidos, a Escola Estadual do Campo Castelo Branco – Ensino Fundamental – teve grandes prejuízos, pois o vendaval destelhou parte do prédio.
Conforme Patrícia Souza Brandão, técnica administrativa, a queda da árvore comprometeu a estrutura do prédio escolar. Houve danos na cobertura, em salas de aula, na parte administrativa, sala da merenda e no laboratório de informática. O colégio ficou sem energia elétrica e houve problemas com a linha telefônica.
Após o vendaval a comunidade se mobilizou, doando lonas e cobrindo os locais destelhados para proteger equipamentos, documentos e a merenda. Esse mutirão do pessoal da escola e dos moradores evitou prejuízos maiores. Na manhã de ontem os alunos e professores encontraram o pátio da escola coberto por galhos quebrados, árvores arrancadas, estilhaços de telhas e vidros, e salas alagadas. Por isso, as aulas foram suspensas ontem.
A previsão é que os professores voltem a lecionar hoje, adequando-se aos espaços possíveis de serem utilizados. A escola aguarda a posição das autoridades competentes para que a situação da escola seja normalizada. Funcionários do Núcleo Regional de Educação (NRE) fizeram os levantamentos dos danos causados à escola.
A tempestade provocou danos em 30 casas de moradores daquela região. O prefeito Alcir Pigosso (PR) esteve na comunidade verificando os estragos.

Prejuízos no interior de Eneas
Em Eneas Marques o temporal atingiu as comunidades de Bela União, Rio Gamela, Linha Guerra e Cristo Rei. Danos foram registrados em galpões, aviários, casas e na escola do campo de Rio Gamela. Uma família atingida pelos fortes ventos foi a de Luís Fernando Lavezzi, de Bela União. “Lá pelas 10 horas da noite, começou a chover e logo deu duas rajadas de vento, que destelharam a casa”, relatou o proprietário. Segundo ele, sem nem esperar a chuva acalmar, a família já subiu com uma lona e cobriu a casa, “mas molhou dentro ainda. Molhou bastante os forros das camas”.
O prejuízo maior, no entanto, foi na cobertura da casa. “Tirei 10 folhas das grossas e as finas e o goivo foram quebrando tudo. Aí fui cedo buscar o material na cidade e trabalhei a manhã inteira pra cobrir de novo”, contou Luís, acrescentando que o prejuízo chegou a cerca de R$ 700.
Nas cidades de Dois Vizinhos e Pato Branco os prejuízos foram menores, principalmente casas. Conforme o Subtenente Marcos Gross, do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, de Francisco Beltrão, não houve vítimas na região de Francisco Beltrão. As coordenadorias locais da Defesa Civil forneceram grandes quantidades de lonas às famílias que tiveram problemas nas coberturas de suas casas.

Lavouras em Renascença
No começo desta semana aconteceu uma tempestade nas linhas Barrinha e Guaragi, em Renascença. Segundo o subtenente Gross, foi constatado um prejuízo de aproximadamente R$ 800 mil nas lavouras plantadas recentemente. O temporal prejudicou propriedades de 50 pessoas.
*Com informações das assessorias e colaboração de Rubens Anater
Município ………………………… Pessoas atingidas………..Região………………………Danos
Barracão ………………………….. 150……………………………………. Interior……………………… 30 casas
Chopinzinho………………………. 350……………………………………. Interior……………………… 70 casas
Dois Vizinhos…………………….. 40…………………………………….. Cidade……………………… 15 casas
Eneas Marques………………….. 74…………………………………….. Interior……………………… 16 casas
Pato Branco………………………. 40…………………………………….. Cidade……………………… 10 casas
Pérola D´Oeste…………………… 270……………………………………. Interior …………………….. 30 casas
Santo Antônio do Sudoeste….. 80…………………………………….. Interior……………………… 20 casas
Total…………………………………. 1.004………………………………………………………………………….. 191
Fonte: Defesa Civil do Paraná e Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Francisco Beltrão