6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Nove municípios do Sudoeste foram atingidos pela tempestade de ontem

De acordo com bombeiros, os atingidos foram Francisco Beltrão, Ampere, Pranchita, Santo Antonio do Sudoeste, Bom Jesus do Sul, Realeza, Pato Branco, Vitorino e Mariópolis.

Ventos fortes que assolaram a região e chegaram a nível de tornado em Francisco Beltrão também atingiram oito outros municípios da região.

De acordo com a tenente Débora Kolossoskei, do Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Francisco Beltrão, nos 27 municípios atendidos pelo grupo, seis sofreram com a força dos ventos.

Francisco Beltrão, que pegou o momento mais forte da tempestade, teve cerca de 70 destelhamentos e 19 feridos. Em Bom Jesus do Sul também foram cerca de 70 e em Ampere os ventos atingiram perto de 40 casas. Realeza e Pranchita também foram atingidas e, nestes cinco municípios, os bombeiros comentam que a situação já está mais tranquila.

- Publicidade -

O maior dano aconteceu em Santo Antônio do Sudoeste, com 150 residências destelhadas e a situação agravando-se com alagamento no dia de hoje. A tenente acrescenta que Francisco Beltrão também pode sofrer com enchentes, mas que, por enquanto, a situação está sob controle e o corpo de bombeiros está monitorando os rios.

Nos 15 municípios atendidos pelo subgrupamento de bombeiros de Pato Branco, Vitorino, Mariópolis e a própria Pato Branco sofreram com a tempestade. De acordo com o capitão Dalponte, em Pato a situação foi mais tranquila, sem grandes danos a residências. Em Vitorino, a informação atual é de que seis casas ficaram destelhadas. Mariópolis sofreu mais, com 50 casas atingidas e mais de 20 pessoas feridas. A maioria dos ferimentos foram leves, mas uma senhora ainda está internada, apenas para observação. Ela está consciente e a situação está estabilizada.

O capitão ainda afirma que a região de Pato Branco ainda não está sob risco de alagamento.

 

Atualizado às 16:15h

O Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Francisco Beltrão informou que a contagem do número de residências atingidas no município chegou a cerca de 95.

 

Atualizado às 17:55h

Com novas informações, a tenente Débora Kolossoski, do Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão, informou que as casas atingidas no município foram cerca de 70 na cidade e cerca de 15 no interior.
Ela ainda acrescenta que 60 residências – cerca de 240 pessoas – foram afetadas em Pranchita.
Em Santo Antônio do Sudoeste, ela reforça que foram 150 casas com destelhamento pelos ventos de ontem. A assessoria de imprensa da prefeiturade lá informou que, com essas 150, já são 800 famílias sofrendo com as chuvas desde o fim de semana.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques