A sugestão apresentada por uma consultoria foi aprovada pelos empresários e será usada também em um selo de qualidade.

explicou todo o processo para o desenvolvimento da marca.
A criação de uma marca para designar os produtos desenvolvidos pelas empresas do filiadas ao Núcleo de Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná foi um dos assuntos discutidos na reunião de segunda-feira, 20. Depois de amplo debate sobre várias questões acerca do nome e da imagem relacionada, os participantes aprovaram por unanimidade a sugestão apresentada por uma empresa de consultoria especializada, contratada com recursos do SebraeTec, programa de serviços em inovação e tecnologia do Sebrae/PR. Por questões de segurança, a nova marca só será divulgada para a comunidade depois que for depositada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Depois de iniciado o processo junto ao INPI, a diretoria do NTI pretende realizar evento para divulgar a nova marca, que também será utilizada em um selo de identificação de qualidade. Serão estabelecidas algumas regras para o uso por parte das empresas. “Pretendemos colocar critérios simples, mas que tragam os empresários para o APL de TI. Vamos criar um programa de excelência, com capacitações em tecnologia, gestão, em desenvolvimento de software e qualidade. E as empresas associadas ao NTI trabalharão no projeto, que vai indicar a maturidade de cada empresa no contexto da qualidade”, explica Alessandro Moraes, presidente do NTI.
Para Alessandro, a aprovação unânime da marca sugerida representa a confirmação de que os empresários sentiram-se parte de todo o processo. “É muito importante ter o respaldo dos associados, que são os clientes finais da futura marca. Eles é que irão usufruir dos benefícios que a marca vai trazer, por divulgar a região Sudoeste do Paraná como importante produtora de software, hardware e serviços de tecnologia”.
O processo para criação de uma marca para o setor de TI do Sudoeste vinha de gestões anteriores e foi retomado no início deste ano. Foram realizadas novas pesquisas com os empresários, para a indicação de nomes e, em seguida, reuniões com a empresa de consultoria do professor Anery Júnior Baggio. “O processo demorou vários meses, mas agora lançamos a proposta apresentada pela consultoria e recebemos a aprovação dos empresários”, finaliza Alessandro Moraes.