As famílias serão chamadas na escola para visualizar a adaptação nesse retorno híbrido, assim como os alunos, de forma escalonada, serão chamados para conhecer os protocolos.

O chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Nilson Silvestro, está orientando os pais, responsáveis e alunos da rede estadual de Educação quanto ao retorno das aulas que acontece amanhã, 18, ainda de forma remota. O planejamento inicial era o retorno já na forma híbrida (parte dos alunos em casa e parte nas escolas).
[relacionadas]
“O presencial ficou para o dia 1° de março, porém, a partir de amanhã, 18, os alunos terão acesso às atividades da mesma forma que acontecia em 2020. Isso segue até o dia 26, e é um momento importante para mapearmos as dificuldades que eles apresentarem. Os nossos educadores, nesse período, vão participar de um processo de treinamento, acolhida, se preparando para receber os alunos e conhecer os protocolos, cuidados de segurança e a realidade das escolas. Eles vão poder discutir esse atendimento presencial. As famílias serão chamadas na escola para poder visualizar a adaptação para esse retorno híbrido, assim como os alunos, nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, de forma escalonada, serão chamados para que eles conheçam os protocolos para deixar a estrutura pronta”, explicou Nilson.
A assistente técnica do NRE, Evani Zarth, lembrou que as atividades entregues aos alunos, na primeira semana, terão como prazo de conclusão até o dia 26 de fevereiro. “Seja de forma virtual, ou de maneira impressa para quem não tem acesso, os pais e mães precisam ficar atentos porque, para cada disciplina, o aluno terá duas atividades. Esse ciclo fecha dia 26 e elas já serão necessárias para contabilizar na nota do aluno. Como vamos saber se o aluno fez ou não? Temos um boletim informativo que registra, ou seja, não basta encaminhar, tem que desenvolver. Essa primeira parte dará norte para o trabalho dos professores na sequência”, explicou.
[bannnerdfp]
Realidades diferentes
O professor Nilson explicou que, dentro do sistema híbrido, cada escola terá uma forma distinta de atendimentos. “Esse retorno será feito mediante a condição da escola. Temos escola com poucos alunos, no interior, que poderão voltar presencialmente com toda a turma e com tranquilidade. O caso do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, por exemplo, vai ter um processo escalonado, conforme protocolos da Secretaria de Saúde. Teremos, diariamente, alunos na escola, participando presencialmente e os demais nas suas casas participando também da mesma aula. Vai ser estabelecido um rodízio pela comunidade, com as escolas tendo autonomia para organizar. Temos muitos fatores que influenciam como, por exemplo, os alunos com dificuldade de acesso à internet ou dificuldade de aprendizagem que terão prioridade no presencial. Vale lembrar que, em nenhum momento, os alunos serão obrigados a participar das aulas presenciais. As famílias vão assinar termo de compromisso e só serão chamados mediante autorização dos responsáveis”, conclui. O NRE estará aberto hoje, durante todo o dia, para receber os pais e tirar as dúvidas.