24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Número de atendimentos nas unidades dos Cras teve aumento significativo

O crescimento se deve às consequência socioeconômicas da pandemia do coronavírus.

Os atendimentos mensais passaram de quatro mil para nove mil, na pandemia.

Os atendimentos prestados nos três centros de Referência em Assistência Social (Cras) de Francisco Beltrão, localizados nos bairros Padre Ulrico, Pinheirinho e São Miguel, apresentaram crescimento nos últimos meses. Estes centros, coordenados pela administração municipal, são a porta de entrada para o atendimento da Assistência Social. Seus serviços visam fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

[relaCIONADAS]

Conforme Nádia Bonatto, secretária municipal de Assistência Social, neste período de um ano da pandemia do coronavírus as demandas da assistência social aumentaram muito. A média de atendimentos mensais particularizados passou de quatro mil para até  nove mil. “Também tivemos que reinventar a forma de fazermos o acompanhamento das famílias, pois grande parte das atividades eram realizadas de forma coletiva”, explica a secretária.

- Publicidade -

Devido ao cenário gerado pela pandemia, os Cras também têm feito a entrega de kits com produtos de higiene e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo, conforme Nádia, é complementar a cesta básica e contribuir com as práticas preventivas. “Nossas equipes tem se doado e realizado um trabalho incansável para que todas as famílias beneficiadas pelos serviços do Cras permaneçam assistidas, mesmo com a pandemia”, enfatiza a secretária. 

Principais ações dos Cras
Recepção e acolhida das famílias; proteção social básica; acompanhamento familiar; visitas domiciliares; atendimento à demanda espontânea e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial e das demais políticas afins; Intermediação de benefícios eventuais; Acompanhamento e orientação psicossocial às famílias; Orientação e apoio sócio-educativo às famílias e comunidade; avaliação, cadastro e monitoramento dos programas, serviços e benefícios sociais, como, Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Programa Alô Bebê, Programa Família Paranaense e Programa Criança Feliz; acompanhamento das condicionalidades dos programas sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques