8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

“O gratificante de trabalhar na roça é fazer o que a gente gosta”

A declaração é de Rovélio Ossani, que reside na comunidade de Rio do Mato, Beltrão.

 

Rovélio Ossani, 50 anos, e o filho Cristiano, 9, das Conservas e Doces Ossani.

Rovélio Ossani, 50 anos, e o filho Cristiano, 9, estão à frente das Conservas e Doces Ossani; eles vendem seus produtos na feira livre do Centro de Beltrão. Rovélio conta que iniciou o trabalho no campo depois de uma breve experiência de serviço na cidade: “Fiquei nove meses na cidade e vi que meu trabalho seria na agricultura, já nasci na roça”.

Ele nasceu e ainda reside na comunidade Rio do Mato; sua esposa faleceu em março do ano passado. Os dois filhos mais velhos, Mariana, 24, e João, 18, residem na cidade, e o caçula Cristiano ajuda na lida, com a produção de verduras e legumes, como alface, almeirão, chicória, brócolis, mandioca, batata-doce e repolho, além da fábrica de conservas de doces caseiros. Eles participam da entrega da merenda escolar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que abrange o município e Estado.
[relacionadas]
“O gratificante de trabalhar na roça é fazer o que a gente gosta e trabalhar com a terra, com a natureza, uma coisa que te dá vida, ânimo e produzir o que a gente vai consumir, assim a gente sabe o que está comendo”, destaca Rovélio. Para ele, entre as maiores dificuldades estão a falta de mão de obra e de acesso da pequena propriedade para montar uma fábrica. “É muita burocracia pra entrar na linha das sanitárias, muita exigência.”

- Publicidade -

Dom de desenhar
Há alguns meses, o colunista do JdeB Almir Girardi, que cobre agricultura, fez uma matéria com o João Henrique, que desenha muito bem no papel, “só de olhar”. Rovélio ressalta que seus filhos são seu orgulho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques