Geral

Mariele Bianco Antunes Zanrosso: fisioterapia e terceira idade.
Foto: Jéssica Giongo
O envelhecimento é um processo natural, ao qual estamos todos designados. Para ter qualidade de vida, a procura por atividade física, e também a fisioterapia como prevenção, estão aumentando a cada dia.
As alterações relacionadas à idade contribuem para a redução da capacidade dos idosos de realizarem as atividades do dia a dia e de algumas atividades físicas.
A dificuldade de locomoção devido à fraqueza e atrofia dos músculos e a diminuição das funções cardíacas e respiratórias são consequências, principalmente, da idade avançada e de todo o histórico de vida do idoso.
A fisioterapia contribui para o bem-estar das pessoas. Por meio de métodos adequados, a melhora na qualidade de vida do idoso pode ser significativa, sempre dentro das limitações que a patologia ou a idade impõem.
Os idosos podem realizar exercícios leves e também complexos; quem irá dar esse retorno é a reação do corpo do paciente.
Com a fisioterapia, o trabalho cardiorrespiratório ganha estímulo elevado, resultando numa melhora significativa da parte motora e respiratória.
A fisioterapia melhora o processo de envelhecimento das pessoas, trabalhando com alongamentos, exercícios de força e mobilidade global, de coordenação, equilíbrio e respiratórios, sempre respeitando o tempo, a compreensão e também o limite de cada um.
A conversa entre a pessoa idosa e o profissional da fisioterapia é essencial para criar vínculo, resultando numa visível melhora no tratamento e na qualidade de vida.
Mariele Bianco Antunes Zanrosso
Fisioterapeuta na Clínica Fisiosul
Registro no Crefito-PR 125206/F