Geral

Assim como acontece hoje, o Sudoeste pedia melhores estradas
Dia 10 de janeiro de 1971 – exatos 50 anos atrás -, o Clube Atlético Ferroviário de Curitiba viria a Francisco Beltrão para jogar uma partida amistosa contra o campeão da Liga Esportiva Regional Beltronense (Lerbe) de 1970, o Clube Esportivo União. Na parte solene do encontro, seria feita a entrega de troféus às equipes premiadas e a faixa de campeão à equipe anilada. Mas a forte chuva que atingiu a região, somada às más condições da estrada que ligava Francisco Beltrão a Pato Branco, tornou a viagem da equipe visitante inviável. Além do mais, o ônibus que trazia a delegação do Ferroviário, no trecho entre estas duas cidades, saiu da estrada e colidiu contra um barranco, fazendo com que o veículo fosse guinchado e levado novamente a Pato Branco, donde posteriormente seguira viagem de volta, rumo à capital. Segundo o jornal Tribuna do Sudoeste do dia 16 de janeiro de 1971, o acontecimento em questão retomou os apelos da população por melhores condições das estradas da região.
Ferroviário é o Paraná de hoje
O jogo que acabou cancelado iria comemorar também os 41 anos do Clube Atlético Ferroviário, criado em Curitiba dia 12 de janeiro de 1930.
Em 1971, o Ferroviário era um dos grandes do Paraná. Também conhecido por Boca Negra, era um dos clubes de futebol mais populares do Estado. Possuía o maior e mais moderno estádio do Paraná, o Durival de Brito e Silva (atual Vila Capanema), construído nos anos de 1940, com capacidade para 20 mil torcedores. O Ferroviário foi campeão do Paraná oito vezes: 1937, 1938, 1944, 1948, 1950, 1953, 1965 e 1966.
Aquele também seria o último aniversário do Ferroviário, porque naquele mesmo ano, dia 29 de julho de 1971, o Ferroviário fundiu-se com o Britânia SC e o Palestra Itália FC para formar o Colorado EC.
Em 1989, houve nova fusão, do Colorado com o Pinheiros, para formar o Paraná Clube.
Glórias e inglórias
A década de 1990 foi a melhor do Paraná, em toda a história do clube, desde 1930. Conquistou seis de seus sete títulos estaduais, com destaque para o pentacampeonato de 1993 a 1997; os outros dois títulos foram os de 1991 e 2006.
Foi um período que o Paraná Clube disputava também a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série A. Depois decaiu. Agora, por exemplo, está na zona de rebaixamento da Série B, em seu último jogo perdeu de 2×1 para o Náutico de Recife.
Quanto ao Sudoeste, continua esperando melhores estradas. Em 1971 já havia asfalto até Pato Branco, inaugurado um ano antes, faltava chegar a Francisco Beltrão, o que ocorreu em 1977. Até 1979, praticamente toda a região teve acesso asfaltado. Neste ano de 2021 espera-se a conclusão do asfalto de Palmas para chegar à última das 42 cidades da região aiinda sem esse acesso, Coronel Domingos Soares. Mas o pedido é para melhoria de toda a malha asfaltada, começando pela PR 280, que liga Palmas a Realeza e está no projeto de pedágio.