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Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

O Sudoeste é favorável ao pedágio, mas com tarifas justas e sem outorga

Propostas devem ser aprimoradas até a audiência da Alep dia 19 em Francisco Beltrão.

Ontem, em seu auditório de Francisco Beltrão, com presenças limitadas devido à pandemia que proíbe aglomerações, a Amsop reuniu entidades do Sudoeste para avaliar as propostas do projeto de pedágio do governo federal para o Paraná. As propostas serão apresentadas na audiência a ser realizada pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa no próximo dia 19 de fevereiro, no mesmo local.

A também denominada audiência pública de ontem, sobre “o encerramento dos atuais contratos de pedágios e a nova licitação para concessão das rodovias paranaenses por mais 30 anos”, discutiu várias propostas, mas anotou mudanças em quatro delas. São aquelas ligadas à região. As outras propostas são para todo o Paraná.

A região é contra a outorga, admite apenas a menor tarifa; quer redução das tarifas propostas para os trechos a serem duplicados; propõe um pedágio de manutenção para o trecho de Pato Branco a Palmas e pede mudanças no traçado do contorno de Marmeleiro

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Propostas do Sudoeste para cada um dos quatro itens destacados
:
1 –  Leilão hibrido – Primeira fase – desconto máximo 17% – Segunda fase – desempate maior outorga. Proposta: Não pelo modelo híbrido, concessão das rodovias pelo menor preço sem outorga e sem limite de desconto.

2 – Trecho duplicado 100% – acréscimo 40% nas tarifas.Proposta: Redução nas tarifas dos trechos duplicados de 40% para 30%;

3 – Exclusão do trecho PR-280, trecho Pato Branco a Palmas (trevo do Horizonte). Proposta: Inclusão no lote 6 – PR-280, trecho Pato Branco a Palmas (trevo do Horizonte) sem duplicação, com tarifas reduzidas apenas para manutenção. 

4 – Contorno – Marmeleiro x Francisco Beltrão. Proposta: Estudo para alteração do traçado do contorno Marmeleiro x Francisco Beltrão – Acimar (Associação Comercial de Marmeleiro)
Concessões ParanaensesProjeto de concessão de rodovias – anel de integração1.164 Km – Malha Estadual2.164 km – Malha Federal3.327 km – Tota

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