6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Oi libera ligações locais em orelhões para 26 municípios do Sudoeste

Oi libera ligações locais em orelhões para 26 municípios do Sudoeste

Rosani Felipe Perondi, de Salgado Filho, descobriu o benefício da gratuidade quando foi consultada pela reportagem.

Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Eneas Marques, Flor da Serra do Sul, Itapejara D´Oeste, Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Planalto, Pranchita, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge D´Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.

Se você mora em um desses municípios citados acima, faça um pequeno teste: vá ao telefone público mais próximo de sua casa e, se ele estiver funcionando, faça uma ligação a qualquer telefone fixo de sua cidade. Não precisa usar o cartão telefônico. Você vai ver que a ligação será gratuita.

A redação do Jornal de Beltrão visitou nesta semana três municípios beneficiados (Manfrinópolis, Salgado Filho e Flor da Serra do Sul). Pôde-se perceber que quase ninguém estava sabendo deste benefício, nem mesmo os prefeitos. É que a Oi, empresa que administra a telefonia pública na maior parte do Brasil, declarou gratuidade dos orelhões na última sexta-feira, dia 24.

- Publicidade -

 

Entenda o porquê

No segundo semestre do ano passado, a Oi assumiu um compromisso junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) de revitalizar os telefones públicos do Brasil. Mas o cronograma foi prejudicado por causa do atraso de entrega de 135 mil orelhões por parte de fornecedoras nacionais e intempéries climáticas. A empresa cogitou junto à Anatel buscar fornecedores estrangeiros.

Houve uma melhora significativa na situação dos orelhões, mas ainda está longe do ideal. E, em virtude dos atrasos, a Oi optou por uma forma de compensação pública e voluntariamente ofereceu gratuidade no uso de orelhões (em ligações locais para telefones fixos) nos municípios que não puderam ser atendidos no prazo acordado, como forma de reparação junto aos usuários dessas localidades.

Neste ano e em 2013, a Oi deve efetuar a troca de 252 mil orelhões em todo o país. “Além da degradação provocada por fatores como intempéries climáticas, os orelhões são constantemente vandalizados, por isso é importante a colaboração de todos no sentido de que os aparelhos sejam preservados”, manifestou a empresa, em uma nota enviada à imprensa.

A Oi opera mais de 700 mil orelhões em cerca de 4 mil municípios e está implantando um programa de uso dessa estrutura para colocação de hotspots de wi-fi, de modo a ampliar sua cobertura externa sem fio de banda larga.

 

Municípios da região

No Sudoeste do Paraná, 26 municípios foram beneficiados com a gratuidade dos orelhões. A maioria, 25, terá o uso gratuito até o dia 31 de outubro. Flor da Serra do Sul terá esse benefício até o dia 31 de dezembro, pois a Oi considera que o município foi mais prejudicado na questão da reparação de orelhões.

“Nossa, nem sabia desse benefício. Muito obrigado pela informação. Agora vou passar a usar mais o orelhão. Eu sempre utilizava o telefone fixo da minha casa”, diz Rosani Felipe Perondi, dona de casa em Salgado Filho. Ela tem um orelhão em frente à sua casa, na Rua Silvino Felipe. “A gente usa mais o telefone celular e, quando precisa do orelhão, está sempre quebrado. O problema do celular é que vive caindo o serviço”, complementa o vizinho de Rosani, Lauri Mignoni.

A recepcionista da Prefeitura de Salgado Filho, Carina Fantin, ficou muito feliz ao saber da notícia e já espalhou para as escolas do interior. “O pessoal do interior usa muito o orelhão para ligar para a Prefeitura e para o posto de saúde. Vou avisar todos que agora não precisa mais comprar cartão”, conta.

Em Manfrinópolis, o desconhecimento do benefício era quase geral. “Deixa eu testar então”, disse o comerciante Armelindo Jung, que tem um bar na entrada da cidade. “E não é que funciona!”, disse o comerciante, admirado. “Bom saber, agora vou avisar todos que usam o orelhão que não precisa pagar. Passam por aqui muitos viajantes e usam o telefone público para localizar os conhecidos, até porque só funciona uma operadora de celular aqui”, complementa.

Em Flor da Serra do Sul, a mesma coisa. Quase ninguém estava sabendo da gratuidade. “Sério? Bom saber. Eu sempre uso cartão telefônico, pois o orelhão fica bem em frente ao trabalho. Agora temos que aproveitar então”, diz Janete da Silva Farias, que trabalha no Quiosque Nossa Senhora Aparecida, na entrada de Flor da Serra.

 

Quantos orelhões no Sudoeste?

Essa questão abriu espaço para mais uma curiosidade: quantos orelhões estão instalados nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná? No site da Anatel (anatel.gov.br), há um espaço em que se pode contar o número de telefones públicos por município e, inclusive, saber quais estão funcionando e quais estão em manutenção.

Respondendo à pergunta acima, o Sudoeste possui 2.531 orelhões, uma média de 60,2 por município. É um telefone público para cada 233 habitantes. Pato Branco (411), Francisco Beltrão (408) são os municípios com o maior número de aparelhos nas ruas.

No Brasil, conforme informações da Anatel, são 911.907 orelhões. Mas apenas 1.724 municípios brasileiros foram beneficiados com a gratuidade por prazo determinado. No Paraná, há 55.424 orelhões e 282 municípios ganharam a gratuidade.

Orelhões por município

 Ampere (75), Barracão (52), Bela Vista da Caroba (11), Boa Esperança do Iguaçu (12), Bom Jesus do Sul (13), Bom Sucesso do Sul (14), Capanema (78), Chopinzinho (62), Clevelândia (85), Coronel Domingos Soares (20), Coronel Vivida (98), Cruzeiro do Iguaçu (19), Dois Vizinhos (164), Eneas Marques (22), Flor da Serra do Sul (19), Francisco Beltrão (408), Honório Serpa (18), Itapejara D´Oeste (31), Manfrinópolis (14), Mangueirinha (52), Mariópolis (32), Marmeleiro (61), Nova Esperança do Sudoeste (21), Nova Prata do Iguaçu (39), Palmas (159), Pato Branco (411), Pérola D´Oeste (20), Pinhal de São Bento (13), Planalto (30), Pranchita (24), Realeza (101), Renascença (30), Salgado Filho (21), Salto do Lontra (56), Santa Izabel D´Oeste (53), Santo Antônio do Sudoeste (58), São João (25), São Jorge D´Oeste (20), Saudade do Iguaçu (22), Sulina (19), Verê (22), Vitorino (27), Sudoeste (2.531).

 

Municípios beneficiados

Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Chopinzinho, Coronel Domingos Soares, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Eneas Marques, Flor da Serra do Sul, Itapejara D´Oeste, Manfrinópolis, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Planalto, Pranchita, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge D´Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.

 

Obs: Gratuidade válida até o dia 31 de outubro. Em Flor da Serra, o benefício se estende até o dia 31 de dezembro,

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques