Geral

Na década de 70, a rodovia PR-280, que estava chegando em Marmeleiro, tinha outro traçado pronto que passaria nas proximidades da subestação da Copel. A ponte seria 500 m para baixo da ponte estreita. Mas alguns políticos influentes, após muitas viagens até Curitiba, conseguiram fazer a rodovia passar pelo centro da cidade, fazendo a ponte onde está hoje, dando grande impulso ao crescimento de Marmeleiro.
Essa decisão trouxe muitos benefícios para o comércio local e até hoje continua dando frutos, impressionando os que passam por aqui, apresentando uma cidade movimentada e progressista. Os mais beneficiados, até hoje, são padarias, hotéis, postos de combustíveis, farmácias, oficinas mecânicas, churrascarias, restaurantes, bares, lojas e outros segmentos comerciais.
Daí veio a rodovia federal BR-373, (hoje BR-280, para Barracão), construída entre 1979 e 1984. Tudo facilitou porque já tinha a ponte grande, caso contrário, pelos boatos, sairia do outro lado do rio, pelo Bairro Alvorada. A BR motivou a instalação da Nórdica Veículos e várias oficinas hoje instaladas próximo ao trevo. E muitas outras empresas continuam se instalando ao longo da BR-280 (saída para Barracão). Com isso, perdemos o nosso campo da antena, onde costumávamos jogar futebol.
O progresso engoliu nosso campo e agora a situação é mais ou menos parecida como há 40 anos. Seria aceitável, ou não, tirar o tráfego que dá vida à Passarela do Sudoeste? O que nós ganharíamos, no futuro, com isso? Analisem algumas cidades pequenas que a rodovia passa por fora. Agora, cabe aos nossos representantes municipais e ao povo, que já estão empenhados em fazer o melhor, ‘para não agredir muito o nosso comércio’.
Se realmente sair o contorno, seja lá onde for, não devemos nos abalar com isso, poderá demorar uns 14 anos devido aos interesses políticos estaduais. Eles, certamente, farão política até a conclusão de tudo.
Os comerciantes atuais já não estarão mais com suas atividades comerciais. Uma nova geração está pedindo passagem para novas empresas, novas propostas e se adequando a condições diferentes.
Até lá, tudo vai ser esquecido no movimento intenso. Daqui cinco anos, Marmeleiro vai ser um caos total, sem condições de tráfego e ficará tudo congestionado. Proponho esquecer o pedágio, que não traz lucros para a população.
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