8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Os pets também são acometidos de diabetes

Uma dieta adequada e exercícios físicos podem prevenir o aparecimento da diabetes.

 Dra. Renata Almeida e dr. João Victor Pietrobon, médicos veterinários da Clinipet.

Os cães e gatos também desenvolvem doenças endócrinas, entre elas a mais comumente observada é a diabetes, como explicam os médicos veterinários da Clinipet: João Victor Pietrobon e Renata Almeida. A diabetes é uma doença bastante conhecida, já que é muito comum nos humanos. Confira a entrevista. 

[relacionadas]
JdeB – Como os tutores podem perceber que há algo de errado?
Dra. Renata Almeida:
Os animais doentes normalmente são obesos, porém pode haver emagrecimento progressivo mesmo com o paciente se alimentando mais que o normal, o que é muito comum. Além de muita fome, a ingestão de conteúdos estranhos também pode observada. A alta ingestão de água, sem dúvida, é o sinal clínico mais frequente, já que é uma ingestão muito exagerada e o aumento da quantidade de xixi aparece como consequência disso. Sem tratamento, a doença pode evoluir e causar cegueira, apatia e morte.

Como é possível identificar a diabetes em cães e gatos?
Dr. João Victor Pietrobon:
O diagnóstico inicia com o histórico do paciente e pode ser confirmado através da dosagem da glicose sanguínea, reforçado pela dosagem de frutose e presença de glicose na urina. É importante investigar se há alguma outra doença endócrina em curso, pois quando isso acontece exige que também seja identificada e tratada.

- Publicidade -

Quais os tratamentos?
Dra. Renata Almeida:
Em geral, o tratamento é baseado no controle da hiperglicemia e o medicamento para essa finalidade é a insulina, assim como nos humanos. Uma dieta equilibrada e adequada também é um item a ser ajustado para evitar excesso de ingestão de açúcares. 

Tem como prevenir?
Dr. João Victor Pietrobon
: A diabetes e a obesidade andam de mãos dadas, muitas vezes em decorrência de alimentação errônea, e isso a longo prazo pode ser um do fatores de risco para que haja o desenvolvimento da diabetes em cães. Pensando assim, uma dieta adequada e exercícios de caminhada e brincadeiras, que estimulam a atividade física, podem prevenir o aparecimento da diabetes em nossos cães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques