A segurança na escola faz toda a diferença.

Na educação infantil, a adaptação é um período em que a criança vai se habituando à nova rotina e estabelecendo vínculos com a professora e com os colegas. Márcia Fornazari Abasto, diretora pedagógica da Escola Betel, comenta que, neste momento, a criança pode apresentar choro, o que é normal, pois tudo para ela é novo, seja o ambiente escolar, os professores ou os colegas. “Porém, após essa adaptação, a criança chora para ir pra casa e, quando isso acontece, a gente percebe que ela já se sente pertencente ao novo ambiente escolar.”
O período de adaptação é delicado e deve ser planejado adequadamente, a fim de propiciar a melhor experiência para todos os envolvidos; pais, professores e a própria escola têm papéis definidos. Professora Márcia orienta que os pais, primeiramente, visitem a escola, para conversar com a coordenação, com a direção pedagógica e conhecer o ambiente em que os filhos frequentarão, bem como conhecer a proposta pedagógica curricular, a filosofia e a cosmovisão da escola. “Assim, eles se sentirão mais seguros em deixar a criança no local para que possam trabalhar com tranquilidade. Também, eles devem se preparar para o momento da separação, que não é nada fácil.”
Já os professores precisam estar preparados para acolher os pequenos e oferecer a eles uma atenção especial neste momento de separação, em que até então o vínculo está estabelecido com os familiares e, com o passar dos dias, esse vínculo será estabelecido com os professores e com os colegas. “É normal a criança ter recaídas durante a adaptação. Os pais não devem interromper este processo, também é importante os pais afirmarem coisas boas a respeito da escola, como, por exemplo, a escola é legal, a profe está esperando você, você irá brincar com os coleguinhas, irá aprender coisas novas, porém, para afirmar tudo isso, os pais precisam ter esta certeza.”
Sugestões
Márcia destaca que os pais devem estar seguros com relação à escolha da instituição, pois desta forma eles transmitirão segurança às crianças durante esse período. Por isso, a importância de conhecer a instituição, ou seja, o espaço físico e a forma de trabalho que será realizado com as crianças. “Além de eles estarem seguros, também devem transmitir as orientações da escola e trabalhar em parceria; não existe criança que não adapte, existem sim pais que desistem do processo de adaptação.”