6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Para bom canto e penas bonitas é importante alimentação de qualidade

Pássaros mais fortes e bem cuidados precisam de alimentos diversificados e que contenham sementes, frutas e verduras.

 

Aline Souza Gervasoni, da Gaiola de Ouro, orienta sobre como alimentar os pássaros.

 Para cada espécie há uma alimentação específica, no entanto proporcionar alimentos diversificados vale para todos. Quando um pássaro vive livre na natureza, ele voa muito a procura de comida, por isso ingere desde proteína, encontrada em insetos e larvas, a diferentes tipos de frutas e verduras. Os donos, apaixonados por pássaros, têm facilidade em ofertar além de alimentos frescos, também uma gama de produtos prontos e próprios para dar mais saúde aos pequenos cantores. 

A proprietária da Gaiola de Ouro Alimento para Pássaros, Aline Souza Gervasoni, de Francisco Beltrão, dá dicas de como oferecer uma boa alimentação para os pássaros domésticos. “Quando se compra um pássaro pela primeira vez é comum pensar que dar semente ou alpiste seja o suficiente, mas não é. O dono precisa oferecer uma boa mistura de sementes, com ração extrusada, que conta com nutrientes de frutas, verduras, vitaminas, probióticos e prebióticos. Essa diversidade de elementos irá dar mais saúde aos passarinhos”, esclarece Aline. 
O proprietário encontra ração extrusada Super Premium. Aline comenta que a marca Nutrópica produz uma das melhores rações para pássaros, pois une mais de 30 ingredientes para compô-la. “A marca também tem um rigoroso controle de qualidade. Ela é muito boa, pois oferece a linha natural, com frutas, com mel e, a nova linha, com ovos”, sugere. 
Uma dica, para os donos ficarem atentos, é que toda vez que for é feita a mudança da alimentação de um pássaro, ela precisa ser de forma gradual. Outro motivo de atenção é não dar apenas sementes, porque contêm muita gordura, o que não faz bem para o animal. 
Os pássaros podem e devem ser alimentados com produtos frescos, como frutas e verduras. Está proibida: sementes de maçã (a maçã pode), abacate por ser muito gordurosa e alface, que pode causar diarreia. É indicado, melancia, banana, laranja e manga. 
Os pássaros de gaiola mais comum são os periquitos australianos, canários, calopsitas e agopornis. Aline, proprietário da Gaiola de Ouro, descreve a alimentação destes grupos de aves. 

- Publicidade -

Jdeb: Periquitos australianos, o que comem?
Aline Gervasoni: Para os periquitos há uma mistura de sementes especial para eles. Nesta mistura tem painço comum, painço verde, canjica de milho, girassol, aveia, nabão, biscoito, óleo vegetal e aromatizante. Na ração extrusada vai trigo, aveia, linhaça, mel e sementes de erva doce. Comida de humanos não pode de maneira nenhuma ser dada, enquanto frutas e verduras estão liberadas, com exceção das sementes de maçã, abacate e alface. 

 

E para os canários?

Os canários contam com alimentação bem diversificados e muitos produtos prontos para eles. 

Os canários têm alimentação bem variada e é possível encontrar muita opção de alimentos prontos para eles. Na mistura de sementes são encontrados sementes de alpiste e de linhaça, nabão, senha, grãos de niger, aveia descascada e colza. Também há um produto chamado papa de ovo composto por milho pré gelatinado, ovo desidratado, grãos de niger, colza e farelo de trigo. Outra opção para incrementar a alimentação são as farinhadas, por exemplo, a verde tem base de espinafre e os canários adoram, mas ainda há a branca (base de canjiquinha branca), a vermelha (biscoitos coloridos) e amarela (canjiquinha e milho). 

Para os canários, a ração extrusada pode ser encontrada a base de mel e de ovos e também tem uma farinhada própria para o período de mudança de pelos. Os donos procuram bastante por linhas de produtos para criação, pois elas deixam o animal mais forte. 

As calopsitas também contam com
produtos próprios que auxiliam na digestão. 

 

A alimentação para calopsitas e agopornis é semelhante, o que é mais indicado?
Sim, a alimentação deles é parecida, portanto a mistura de sementes é composta por sementes de alpiste, painço preto, painço vermelho e painço verde, aveia, girassol, sorgo branco, arroz cateto e mel. Eles também podem comer papa de ovo para canário durante o período de reprodução e tratamento dos filhotes. O produto Alcon Calopsita tem ingredientes naturais que auxiliam na digestão e a Nutrópica tem alimentos à base de mel e ovos de ótima qualidade para essas espécies. 

 

Mais alguma dica?
Existem biscoitos próprios para periquitos e calopsitas, eles são usados para ajudar a amansá-los ou ensinar brincadeiras. Indico a semente de perila para todos os pássaros, porque ela é responsável para o canto ficar mais melodioso e as penas mais bonitas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques