O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro porque lembra a data que, em 1933, o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no Brasil.

Médica veterinária e professora doutora
Maria Alessandra Martins Del Barrio numa foto tirada do vídeo que ela divulgou na semana passada.
Hoje, 9 de setembro, comemora-se o Dia do médico veterinário. Relatar tudo o que esses profissionais fazem daria matéria bem extensa, porque se trata de uma profissão de abrangência muito grande.
Uma polêmica que surgiu na semana passada ajudou a classe a mostrar o que faz. Foi quando um médico veterinário (Laurício Monteiro Cruz, dia 28 de agosto) foi nomeado para o Departamento de Imunização de Doenças Transmissíveis, que é responsável por todo o Programa Nacional de Vacinas da Covid.
Nas redes sociais, vários se manifestaram em defesa da classe. A médica veterinária Luciana Galeb disse que tomava a iniciativa de fazer um vídeo “após ouvir inúmeras piadas de extremo mau gosto sobre a nomeação de um médico veterinário pelo Ministério da Saúde” para a função citada acima.
Outra profissional que se manifestou foi a dra. Maria Alessandra Martins Del Barrio. O JdeB consultou a classe para saber opinião sobre o conteúdo do vídeo da dra. Maria. De Realeza, Valdomiro Leite disse que achava “tranquilo publicar, porque ela coloca bem sucintas as diversas áreas de atuação de um médico veterinário”.
Formada pela USP, dra. Maria é professora em São Paulo e tem experiência na área de medicina veterinária com ênfase em clínica de pequenos animais, particularmente com a espécie felina.
Dra. Maria Del Barrio:
“Cá estou eu de novo! Claro, eu tentando ficar longe das redes sociais, mas me aparece essa encrenca hoje, dessa nomeação de um médico veterinário na frente de combate à Covid, junto com o Ministério da Saúde. Pois é! Pras pessoas que estão criticando, as pessoas que estão fazendo piada, as pessoas que estão revoltadas, vale a pena a gente sanar um pouquinho a ignorância com um pouquinho de sabedoria e conhecimento.
– O médico veterinário não é apenas um médico pediatra do cão e do gatinho da madame, ele não é apenas o médico que cuida da saúde dos bichinhos.
– Ele é um indivíduo que também é envolvido com a produção de alimentos de origem animal;
– É envolvido com a segurança que faz esse alimento chegar até a sua casa;
– É um indivíduo responsável para que esse alimento seja produzido;
– Médico veterinário também trabalha na linha de frente de combate a zoonoses.
– Portanto, ele é um agente muito importante na saúde pública, porque ele controla doenças transmitidas entre homens e animais em qualquer uma das vias que isso acontece.
– A gente também tem que se lembrar que o homem trabalha na vigilância sanitária.
– O veterinário tem um papel muito importante na vigilância sanitária e na vigilância epidemiológica.
– Nós também trabalhamos com peritos criminais;
– Nós também trabalhamos como consultores, responsáveis técnicos, técnicos de indústrias.
– Trabalhamos junto a produtos que fazem participação em tratamento de solo de água;
– Trabalhamos em laboratórios cuidando de biotérios, produzimos vacinas, produzimos medicamentos, fazemos pesquisa para saúde humana.
– Então, se você acha que ter um veterinário ali é pouca coisa, criatura do céu, muda de Planeta. Entra na sua casinha, entra na sua toca e desaparece, que você não tá sabendo nada.
– Médico veterinário faz parte de uma coisa muito maior, chamada saúde única que é o one health, é uma saúde única pra ambientes animais e homens.
– Nós temos um papel fundamental e nós temos muito mais conhecimento do que você pode imaginar.”