Paraná já é o segundo maior exportador do Brasil
As exportações de produtos dos setores primário e secundário (industrial) do Paraná, entre os meses de janeiro e julho de 2004, totalizaram US$ 5,6 bilhões. Os números são da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). Este levantamento computou as exportações enviadas via portos de Antonina e Paranaguá, Aduana de Foz do Iguaçu, Aeroporto Afonso Pena, por outros portos, aeroportos e aduanas brasileiras. ?Houve um aumento de 43% (nas exportações)?, destacou o professor José Roberto Alves, do curso de Administração/Comércio Exterior, da Unipar (Universidade Paranaense), campus de Francisco Beltrão. Ele participou da reunião semanal da Acefb de terça-feira, 31 de agosto.
O saldo da balança comercial do Paraná (exportações – importações = ao saldo) atingiu US$ 3,414 bilhões, um aumento de 71% em comparação com o ano passado. Estes números do comércio exterior já colocam o Paraná como o 2º maior exportador brasileiro, só perdendo para o Estado de São Paulo.
Perspectivas – Para o professor, as empresas brasileiras têm muito a expandir em termos de comércio externo e na diversificação da pauta de produtos. ?Até o fim de 2003 havia 17.743 empresas (brasileiras) que exportavam (seus produtos), de um universo de 4,5 milhões de empresas (existentes)?, disse José Roberto.
Em Francisco Beltrão, de aproximadamente três mil empresas de diversos ramos, apenas 11 médias e grandes exportam seus produtos. Elas exportam grãos (soja), frangos, ovos férteis, portas, camas, divisórias e móveis. Já as empresas de Pato Branco exportam componentes eletrônicos, móveis, fogões, lavadoras de roupa, shampoo para cães e grãos (soja).
Assim como Beltrão e Pato Branco, a base exportadora do Paraná também se restringe às grandes empresas e a poucos produtos. ?Mas está mudando esta mentalidade?, frisou o professor José Roberto.
Grupos exportadores – Os cinco maiores grupos de produtos para a exportação pelo Paraná são do setor primário, o que demonstra que as empresas paranaenses e brasileiras podem agregar valor para competir com outros países. ?Grande parte deles (dos produtos exportados) é de comodities (produtos agrícolas)?, ressaltou José Roberto.
Os cinco países maiores importadores de produtos do Paraná respondem por 44,3% das compras, e 40 produtos correspondem a 82% da pauta de exportações do Estado. Outro dado importante é que as exportações para 40 países correspondem a 91% das vendas externas das empresas paranaenses. O relatório do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiep foi elaborado com base nos dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico e pela Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
Política de governo – Os números demonstram que a política de comércio exterior do governo federal começa a dar bons resultados. Neste aspecto, o professor José Roberto salientou que ?para os profissionais de Administração e Comércio Exterior não tem mercado de trabalho melhor?. De acordo com o professor da Unipar, novos mercados estão se abrindo para as empresas paranaenses e brasileiras.
Ele comentou que o Ciape (Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais), do curso de Administração/Comércio Exterior, pretende integrar o aluno a projetos de extensão nas empresas, tendo como foco difundir a cultura exportadora.