Geral
A Parseint, startup de Francisco Beltrão, já é um dos exemplos de sucesso. A empresa pertence aos jovens empresários Ulisses Constantini e Ronei Grosbelli. Ulisses conta que a startup “surgiu como uma ideia que acabou sendo incubada ainda na antiga incubadora de Francisco Beltrão [a Findex].
“O nosso foco é atender o setor de food service e temos dois produtos principais: o Sischef, voltado para gestão e automação do food service como a otimização e padronização do atendimento do restaurante, e também temos o QR Pedir, voltado tanto para atendimento de delivery quanto ao autoatendimento do estabelecimento pelo próprio garçom. Só pra dar um exemplo: com o QR Pedir, o cliente chega ao restaurante, pega o celular dele, lê o QR Code na mesa e faz o seu próprio atendimento.”
Ulisses explica que houve ganhos para os empresários que adotaram estes serviços – os aplicativos. “Então, o que que a gente consegue com isso?: otimizar a mão de obra dos garçons porque a mão de obra que hoje tá cada vez mais difícil conseguir em vários setores. E com os restaurantes não é diferente. Então, a gente consegue otimizar a pouca mão de obra disponível e consegue aumentar muito as vendas do estabelecimento, evitando erros. Porque como o cliente faz o seu próprio atendimento, que ele faça o pedido de um produto que não tem mais, enfim o gestor pode dinamicamente ativar ou desativar um produto.”
Ulisses conta que a pandemia do coronavírus acabou apresentando reflexos positivos para a Parseint, que tem clientes em todo o Brasil. As pessoas ficaram mais em casa e faziam muitos pedidos pelo WhatsApp ou telefone. “Um dos diferenciais nossos é que na pandemia o setor foi dos mais afetados, mas a gente não chegou a sentir tanto isso porque o nosso atendimento hoje é praticamente o Brasil inteiro. Então, toda vez que um Estado parava por quarentena, outro estava trabalhando e a gente conseguia vender e atender.”
O desenvolvimento das tecnologias pela internet permite que a Parseint faça a venda do aplicativo e os treinamentos sem a necessidade de deslocamento até outras cidades ou regiões. “A startup possibilita essa abrangência de área de atendimento, sem aumentar os custos”, diz Ulisses, que revela já ter clientes em outros países. Em agosto deste ano, a Parseint conquistou o 1º lugar na categoria Revelação no prêmio “Startups do Paraná.
Mas os desafios são constantes e inovar nos produtos e serviços que já se oferece aos clientes também. Ulisses conta que os colaboradores também pensam em como melhorar ou aperfeiçoar os atuais produtos. Sugestões e ideias são recebidas dos clientes e das equipes de suporte e do comercial. Dois produtos do Sischef receberam inovações e melhorias na funcionalidade.