6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Pato Branco poderá iniciar a semana com lockdown

Emocionado, o médico citou o caso de uma jovem de 25 anos, morta pela demora em buscar ajuda.

Em reunião de emergência do comitê de enfrentamento à Covid-19 anunciou a possibilidade de lockdown a partir de segunda-feira. A secretária de saúde, Lilian Brandalise, anunciou o risco de determinar o fechamento total da cidade novamente. “Estamos avaliando o quadro todos os dias, e embora a medida de fechamento total não seja desejada por ninguém se a população não colaborar vamos ter que fechar para salvar vidas”, afirmou Lilian.

O presidente do Sindicomércio, Ulisses Piva disse que o quadro é grave, e neste momento é preciso ajuda de todos para evitar o fechamento total. “Sabemos que temos três hospitais de qualidade em Pato Branco, e isso nos dá segurança para continuar com os devidos cuidados”. Ulisses disse que é preciso mais agressividade do governo em todos os níveis, municipal, estadual e federal, para que as medidas sejam mais eficazes.

“O Estado preciso nos dar respostas, medicamentos, leitos e a vacina de forma rápida e eficaz”, afirmou o empresário. A presidente do CDL, Fernanda Ody Barp, disse que o comércio está fazendo sua parte, mas é preciso que todos colaborem. “Nós estamos sendo rigorosos nas medidas de segurança, uso de máscara, álcool gel e distanciamento social, mas as pessoas têm que ajudar mais, tem muitos que ainda não estão atentos à gravidade do momento”.

- Publicidade -

O empresário Rubens Slonski, do setor supermercadista, disse que a situação é grave, mas é possível enfrentar com medidas duras sem fechar novamente a economia, que seria muito negativo para todos.O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, Rodrigo Bertol, destacou que os números serão monitorados até segunda-feira. “Se não haver uma redução nos casos diários, estamos avaliando seriamente a possibilidade de um novo lockdown em Pato Branco”.

Rodrigo disse que a medida mais radical de fechamento total, será tomada em conjunto com as autoridades de saúde pública do município e do Estado. “Esperamos não precisar da medida extrema de fechamento total, mas se a população continuar agindo como se nada estivesse acontecendo, o lockdown será inevitável”.

[relacionadas]

Alerta da gravidade do momento
O médico Felipe Balem, da linha de frente no atendimento na UPA, falou emocionado do drama que as famílias estão enfrentando. “É um momento difícil, parece que não caiu a ficha das pessoas, mas estamos no pior momento da pandemia”, afirmou o médico.

A UPA, segundo ele, está lotada todos os dias, nas últimas 24 horas foram 220 atendimentos a pessoas com quadro respiratório. Não tem vagas nas UTIs, e as pessoas precisam entender que esse quadro é gravíssimo.

“Eu fiz o atendimento a uma jovem de 25 anos, no fim de semana, sem comorbidades e que morreu em menos de 24 horas, porque demorou muito para buscar ajuda e não conseguimos reverter a infecção pulmonar”.

O médico destacou que os pacientes que chegam ao quadro de precisar UTI têm poucas chances de sobreviver, em virtude da agressividade da doença. Nas últimas 24 horas, Pato Branco teve mais um caso de vítima fatal, um homem de 40 anos, sem comorbidades, foi registrado em Pato Branco, fulminado pela Covid-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques