Principais acessos às cidades terão interseções em desnível.
A proposta de concessão de parte do Corredor Sudoeste contempla a construção de ao menos 16 novas trincheiras e viadutos em trevos de acesso ao longo da rodovia. Parte do projeto com as obras previstas para serem executadas foi apresentada semana passada pela Fiep (Federação dos Indústrias do Estado do Paraná), com base nas informações repassadas pelo Ministério da Infraestrutura.
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O encontro foi virtual e teve a presença de lideranças de diferentes segmentos da região. Na apresentação, foram identificados os pontos de interseção que vão receber melhorias, além dos já existentes — como o trevo que liga a PR-281 à BR-163, em Realeza, o acesso ao novo Contorno Noroeste e a trincheira de acesso à UTFPR, em Beltrão. As novas trincheiras e viadutos serão construídos em todos os principais acessos às cidades e rodovias e contemplam também a reformulação dos trevos, com cruzamento em desnível.
Em Realeza, por exemplo, haverá viaduto no acesso Norte, no trevo principal e no acesso a Planalto. A lista de melhorias segue pelos trevos de Santa Izabel do Oeste, Ampere e Manfrinópolis e inclui uma trincheira no acesso à comunidade de Jacutinga, próximo ao posto Panda.
Em Beltrão, serão reformulados os trevos do Alvorada e Água Branca. No novo contorno de Marmeleiro, também haverá interseções em desnível nas duas extremidades, assim como no trevo de Renascença. No acesso a Bom Sucesso do Sul, será construída uma rotatória alargada, com o cruzamento no mesmo nível da rodovia. Vitorino terá melhorados os três trevos (acesso a São Lourenço, o principal e o do distrito industrial) e em Pato Branco será construído um viaduto com modernização do acesso à BR-158.
Prazo
A apresentação não detalha quais os prazos para execução destas melhorias, mas cita que a duplicação de trechos no Sudoeste deve ocorrer até o sétimo ano de concessão — incluindo o contorno de Marmeleiro. O trecho a ser concedido compreende cerca de 140 km de rodovias que passam pela região e que integram o Lote 6.
Uma proposta apresentada por entidades da região pede à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) que seja incluída no processo de concessão a construção de um trevo no acesso à UFFS, em Realeza, estudos para novos traçados do contorno em Marmeleiro e que o trecho concedido seja ampliado até o trevo do Horizonte, em Palmas, mas sem pedágio de manutenção, sem investimentos da concessionária.