Levantamento inicial aponta danos causados na cidade e interior.

O fim de semana foi de trabalho para muitos moradores de Eneas Marques que tiveram as residências afetadas pela chuva de granizo. Ainda na sexta, à noite, logo após a tempestade, a Prefeitura iniciou a distribuição de lonas para reparar os telhados e ontem começou a entrega de folhas de fibrocimento.

O tempo permaneceu firme, sem chuvas, e contribuiu para que a população fizesse os consertos. Segundo levantamento da Defesa Civil, cerca de 700 casas na cidade e outras 400 do interior foram danificadas. A chuva caiu por volta das 22h, durou cerca de cinco minutos e deixou um rastro de destruição em telhados. “No interior teve muitas casas, mas também aviários, galpões, instalações de suínos, salas de ordenha danificados”, comenta o coordenador da Defesa Civil, Alaércio Dalbello.
As pedras chegaram a 6 cm. A tempestade atingiu toda a área urbana e o interior, com registros mais graves nas localidades de Três Coqueiros, Mata Fome, Bela União, Linha Menegat, Aparecida do Oeste, Vista Alegre, São Pedro, Linha Zanoni e Linha Guerra. Distribuição de materiais Na sexta, foram distribuídos cerca de 30 mil m² de lona e a Prefeitura solicitou à Defesa Civil Estadual cerca de dez mil telhas de fibrocimento.
“Temos pelo menos quatro mil folhas de ‘eternite’ de quatro milímetros para iniciarmos a cobertura somente de casas, atendendo a necessidade mínima das famílias. Conforme vamos recebendo os materiais, kits de higiene e limpeza, alimentação e outros, nós vamos chamar os moradores ou fazer a entrega na residência”, detalhou o prefeito Edson Lupatini, que na manhã de ontem coordenou a entrega dos materiais.
Prejuízos
A Prefeitura também trabalha no levantamento dos dados e prevê decretar situação de emergência. A estimativa inicial é de que o granizo tenha causado mais de R$ 5 milhões em perdas e danos. “É um momento difícil para muitas famílias, mas estamos trabalhando de forma muito rápida para amenizar os grandes prejuízos para a nossa população”, declarou o prefeito, que pretende agilizar o atendimento, compra de materiais, contratação de serviços emergenciais e o auxílio aos moradores.
