Empresária coordena três lojas da Ótica Especialista no Sudoeste e a franquia da Zeiss Vision Center em Cascavel.
Elizabeth Chioca entrou no ramo óptico por influência familiar. Em seis anos, suas empresas se tornaram referência no setor, possuindo três lojas no Sudoeste, onde iniciou a primeira em Dois Vizinhos no ano de 2012, a segunda em Realeza em 2014 e a terceira em Francisco Beltrão em 2015. Em outubro do ano passado, mais um desafio, a inauguração da franquia Zeiss Vision Center em Cascavel, uma loja que é referência a nível mundial. “Eu tinha duas lojas de confecção e resolvi dar um tempo na atividade. Naquele período, fiquei dois anos no Ministério, ajudei a fundar a Igreja Batista Betel em Dois Vizinhos colaborando com as atividades da Igreja. Na sequência voltei à ativa, quando meu esposo saiu do ramo comercial e passou a exercer função na área da saúde. Foi um desafio pra mim, eu não estava pensando em voltar para o mercado, mas optei em tentar”, lembra a empresária.

Uma vez dentro do negócio a dedicação foi total. “Isso aconteceu no mês de março, quase em abril quando assumi a ótica. Tínhamos apenas duas colaboradoras, uma loja no formato antigo, mas como tenho o dom de transformar tudo aquilo que toco, eu falei que precisaríamos mudar o layout. Meu esposo me desafiou a empreender e eu provei que era capaz. Naquele momento assumi a empresa faturando “X” valor e, sete meses depois, faturamos cinco vezes mais sem ter alteração nenhuma fisicamente.”
O primeiro emprego aos quinze anos fez com que a empreendedora aprendesse a lidar com os negócios. “Comecei trabalhando com os pais do meu esposo e, depois, na época em que cursava Direito, meu desejo de empreender foi aguçado. Sempre fui muito sonhadora e nunca me conformei com as circunstâncias, um tanto teimosa e persistente o suficiente para não desistir. Essa característica é atrelada, às vezes, a coisas ruins, mas no meu caso teve o lado positivo. Eu vejo que, mesmo diante do contexto político e econômico, eu nunca consegui olhar para meu negócio e encaixá-lo nas circunstancias. Sempre consegui fazer das dificuldades uma oportunidade de crescer porque enquanto todos paralisam eu investia em qualificação e marketing e sigo praticando isso até hoje’’.
A forma de conduzir os negócios, tem chamado a atenção e curiosidade dos colegas do ramo. “Recentemente, estava com representante de uma multinacional parceira e ele comentou que, percorrendo o Sul do Brasil, os empresários comentam o formato do meu negócio e ainda se perguntam como em uma região tão pequena, uma empresária consegue se destacar no setor, que alcança de Norte a Sul do país. Nós temos menos possibilidades de negociações por estarmos em uma região demograficamente menos populosa, mesmo assim, conseguimos valorizar as grifes e marcas com as quais trabalhamos. O limite está em nós mesmos, quando julgamos o potencial de cada cliente”, relata.
Mulher de fé, Elizabeth tem um espírito evangelístico e uma fé inabalável, alicerce que sustentaram sua vida e os negócios. “Muitas vezes estamos focados ao que é visível, mas a minha fé, mesmo diante das dificuldades, me fez realizar o impossível, minhas experiências de fé foram incríveis. Todo ser nasce com um propósito, os negócios para mim devem ser mais do que apenas uma fonte de renda, devem ser uma oportunidade de gerar empregos, formar cidadãos melhores, realizar ações sociais e acima de tudo saber que Deus está gerindo esse negócio. A escrituras nos ensinam que precisamos nos preocupar com as necessidades do próximo, sermos empáticos e sensíveis, procuro fazer isso nas minhas empresas”.
Na crise, crescimento. “No período mais crítico da economia brasileira, eu batia recordes em vendas. Coisas do sobrenatural de Deus. Tudo que eu fazia entendia que Deus de alguma forma nos devolvia, vínhamos andando na contramão do mundo, mas sempre atrelados a fé, a sabedoria, a competência e a forma de lidar com as pessoas faziam e ainda fazem da empresa um sucesso”.
Novidades e mais novidades…
A Ótica Especialista e a Zeiss Vision Center Cascavel têm se destacado pela busca incessante de novidades, tendências e tecnologia. As lojas oferecem um leque de produtos com os preços mais variados, desde marcas de entrada até grifes de alto padrão. “Hoje, temos lentes e armações para todos os gostos e bolsos, basta o cliente optar pela mercadoria que mais se adequa a sua realidade e necessidade. Temos o melhor preço direto da indústria, trabalhamos com estratégias e procuramos atingir os clientes que buscam qualidade e atendimento diferenciado, ou seja, uma experiência de compra”.
Nessa busca incessante por novidades, recentemente, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, Elizabeth Chioca, sua filha Kérolen e sua irmã Jessyka participaram da Mido, a maior feira do ramo óptico do mundo, que aconteceu em Milão, na Itália. “Foram dias intensos, de imersão total no mundo da óptica, onde encontramos os maiores expositores de óculos, lentes e aparelhos oftálmicos. Também participamos de jantares, show room e visitas técnicas”, contou.
A feira teve cerca de 52 mil empresários de todo o mundo e 1.300 expositores. “Trouxemos para as lojas, em primeira mão, o que há de melhor das coleções e atualizações do setor óptico. Já estamos recebendo as novidades da feira de Milão e você não pode perder”, convidou.