Essa é uma das atividades favoritas da criançada.
Ócio criativo. Manter as crianças ocupadas e evitar o tédio é um desafio para os pais neste período de pandemia, embora a rotina seja importante. “Manter horários de dormir, alimentação, higiene e reservar um período para a brincadeira. Brincar é terapêutico: boneca, carrinho, massinha, bola, desenhos, recortes, atividades no quintal, cozinhar em família, fazer hortinha, cuidar das plantas, fazer bolinhas de sabão, assistir filmes, ouvir histórias, enfim, usar da criatividade”, comenta Suziel de Oliveira Moya.
Pintura é mais uma alternativa e os pais garantem que dá certo. “Fizemos bastante, acredito que seja uma das atividades preferidas da Júlia. Começa com o pincel, no fim é mão, braço, rosto, tudo pintado”, conta Daiana Leite, que numa dessas brincadeiras já virou Ladybug, e sua filha Júlia, 4 anos, Mulher Maravilha.
Os super-heróis “apareceram” na casa de Roberto Sutil e Franciele Maliski, que viraram Mulher Maravilha e Hulk, enquanto os filhos Ângelo Miguel, 3 anos, o Homem Aranha, e Giulia Louise, 12 anos, Arlequina, graças à pintura no rosto.
Patricia Hellmann e a filha Luiza Hellmann Garbozza, 2 anos, se divertem: “Já pintamos muitas vezes, usamos desde pincel, cotonete e também com os dedos. Pintar desenhos e também fazer desenhos no chão”, diz Patrícia.
“Minha pequena ama desde sempre, e fazemos atividades de pintura, com tinta, com giz, com pincel, com cotonete, com esponjinhas, criamos carimbos com batatas, fazemos pintura facial. Essa é uma das atividades favoritas por aqui. Ela ganhou um jogo de chá de porcelana que pinta e lava e repinta toda semana e isso foi no Natal passado, não sei como não enjoa”, relata Keli Andressa, mãe de Barbara, 6 anos.
Bruna dos Santos, mãe de Arthur Brandt, 6, foi muito criativa, deixando o pequeno decorar um roupeiro velho: “Ele amou”, ela revela.
Pintura com seringa e com barbante
Fabiana Farias Ribeiro Oligini, professora de artes, sugere a pintura com seringa, pra isso é preciso um espaço onde possa se sujar e uma roupa extra.
“Num recipiente, coloque tinta e água, tem que ficar um pouquinho grosso, daí a seringa suga essa tinta com água e a criança espirra num papel, com diferentes cores, criando diferentes desenhos”, ensina.
Outra opção é a pintura com barbante. “Dá sujeira, mas eles amam. A criança corta diferente pedaços de barbante e coloca pingos de tinta num pratinho de isopor. Ela vai molhar a pontinha do barbante, deixando uma parte limpa, pra que ela possa pegar esse barbante e vai batê-lo num papel, criando uma obra de arte.”
Regras pro dia a dia
Suziel destaca que, para não sobrecarregar as crianças, tampouco os pais, é necessário respeitar as regras definidas e permanecer observando os filhos em como se comportam no dia a dia.
“É preciso deixar se expressarem e estimular momentos para não fazer nada, inclusive respeitar os finais de semana para descansar e brincar, deixando as atividades de rotina durante a semana. Atividade física sem aglomeração, caminhada, andar de bicicleta, dançar, enfim, precisam extravasar toda a energia acumulada, que não é pouca.”