24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

PM do Paraná celebra o Dia de Tiradentes

No Dia de Tiradentes, patrono das polícias do Brasil, a data foi marcada por uma solenidade na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. No evento, nesta sexta-feira (21), aconteceu a tradicional entrega do Espadim Tiradentes aos 102 cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais e da Medalha Mérito de Ensino a professores e instrutores da instituição. 

Nesta data também comemora-se o Dia do Policial Civil e Militar. Participaram autoridades civis e militares, oficiais e praças da corporação, além de integrantes de outras instituições e convidados dos cadetes. 

“Tiradentes, além do exemplo cívico que representa para nossa história, é o Patrono das Polícias Civil e Militar. É importante cultuar a memória dele e usá-lo como exemplo para aqueles que estão ingressando como profissionais de segurança pública, ainda mais na APMG, que tem como missão cultuar valores”, disse o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

- Publicidade -

O comandante-geral da PM, coronel Maurício Tortato, destacou a importância de unir dois momentos importantes para a corporação – a homenagem ao inconfidente e a entrega do Espadim aos cadetes.

“Tiradentes entregou sua vida pela causa brasileira, razão pela qual é considerado, na condição de policial militar e de alferes, o Patrono das polícias do Brasil. Cultuamos as nossas tradições e o exemplo dele para que possamos valorizar a nossa história, para viver o presente e projetar o futuro,” afirmou o coronel Tortato. 

Neste ano, pela primeira vez, a cerimônia foi realizada na APMG – anteriormente acontecia na Praça Tiradentes, no Centro de Curitiba. “Foi um sonho realizado de vários comandantes da Polícia Militar trazer esta solenidade para dentro desta casa de ensino. Este evento culminou com a entrega do Espadim aos cadetes, mais uma homenagem ao nosso Patrono”, disse o comandante da Academia de Policial Militar do Guatupê, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro.

A solenidade teve início com a alvorada festiva em homenagem a Tiradentes e depois foi inaugurado um busto dele, que foi doado pelas potências maçônicas Grande Oriente do Brasil, Grande Loja do Paraná e Grande Oriente do Paraná. 

Apresentação dos cadetes

Na cerimônia foram apresentados os novos 102 cadetes (91 policiais e 11 bombeiros), que no ano passado ingressaram na Escola de Oficiais da APMG, no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO). 

O cadete Henrique Pilz Tschoeke disse é uma grande satisfação comemorar a data. “Foram mais de 200 horas de treino para este evento. No momento em que recebi o Espadim foi uma emoção indescritível. Minha expectativa é seguir no curso com mais uma fase vencida”.

Medalha de Mérito

Durante o evento, também foi entregue a Medalha Mérito de Ensino aos professores e instrutores da APMG, militares e civis que atuam nos núcleos de ensino da PM em todo o Estado, como forma de gratidão e reconhecimento pelo empenho e dedicação à instituição. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques