Geral
A Polícia Militar continua orientando a população para respeitar o toque de recolher e as medidas de prevenção ao coronavírus. Desde o início de vigência do Decreto Estadual 6.983/2021, a Polícia Militar, da 1ª Cia, do 21º Batalhão, que abrange os municípios de Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Eneas Marques, Marmeleiro, Renascença e Flor da Serra do Sul atendeu 359 ocorrências, das quais 106 com ilicitude constatada.
Foram abordadas 3.765 pessoas, das quais 28 foram autuadas, 77 orientadas e 16 presas. A PM vistoriou 224 locais, sendo quatro deles autuados e um interditado, na região. Também abordou 1.613 veículos, multando 27 e recolhendo 17 ao pátio por irregularidades.
[relacionadas]
Segundo o tenente Anderson Srutkoske Frossard, comandante da 1ª Cia, a Polícia Militar tem atuado em parceria com outros órgãos de fiscalização através das Ações Integradas de Fiscalização Urbana (Aifus) em cada município.
Ele ressalta que as pessoas precisam cumprir as medidas recomendadas pelos decretos estadual e municipais sob pena de terem que responder um termo circunstanciado. O oficial diz que o Paraná está atravessando um momento muito delicado da pandemia e a colaboração de todos é fundamental para evitar a circulação do coronavírus.
Ele diz que os casos de aglomero são pontuais e, as vezes, a PM precisa fazer intervenções. “Pedindo para as pessoas voltarem para suas residências, para dispersarem e não aglomerarem.” O que há, conforme disse, é uma grande circulação dos entregadores de comida, mas como estão em trabalho a preocupação é menor. “De modo geral, no meio de semana, a situação está mais tranquila.”