24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Polícias Civil e Militar fazem balanço positivo das ações no primeiro semestre

Em Beltrão, o número de homicídios caiu 30% no primeiro semestre.

 

Participaram da reunião os comandos da 19ª Subdivisão Policial, do 21º Batalhão da Polícia Militar e do 3º Subgrupamento Independente de Bombeiros. 

 

Os comandos da Polícia Civil e Polícia Militar de Francisco Beltrão se reuniram na quinta-feira, 2, para avaliar os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre de 2015 em prol da segurança pública. Neste período, os homicídios na área de abrangência da 19ª SDP e do 21º BPM tiveram uma redução de 28%, caindo de 25 para 18, sendo que 83% foram solucionados. 
Em Francisco Beltrão, maior população do Sudoeste, ocorreram sete homicídios no primeiro semestre deste ano, uma queda de 30% com relação ao mesmo período do ano passado. Todos foram solucionados. 
O delegado-chefe Valderez Luiz Scalco ressaltou que as polícias Civil e Militar estão unindo esforços e trabalhando em conjunto para combater a criminalidade. 
Outra importante ação desenvolvida nos últimos meses foi a remoção de presos do setor de carceragem das delegacias para a Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. De janeiro a junho, foram removidos 202 presos para o presídio (70% do total). 
Atualmente, na área de abrangência da 19ª SDP, estão detidos em delegacias somente 62 pessoas. O delegado ressalta que, para otimizar os recursos materiais e humanos, estão sendo implantados de forma provisória os Setores de Carceragens Regionais, até que sejam assumidos definitivamente pelo Departamento Penitenciário. ?O que temos visto é que os policiais civis estão conseguindo atuar de forma mais efetiva nas investigações criminais, propiciando mais resolução de crimes e maior conclusão de procedimentos investigatórios?, destacou o delegado. 
De acordo com Scalco, a transferência dos presos para o sistema prisional ajudou a desafogar o trabalho da Polícia Civil. Conforme disse, o que se via no passado era as carceragens das delegacias abarrotadas de presos, problema agravado pelo reduzido quadro de policiais, em desvio de funções, ?pois a custódia de presos que não mais interessar à investigação não está nas obrigações das polícias?. 
A Polícia Civil instaurou 4.239 procedimentos ? inquéritos policiais, termos circunstanciados, procedimento envolvendo menores, medidas protetivas de urgência e cartas precatórias a cumprir ? dos quais 3.705 (87,4%) foram concluídos no primeiro semestre deste ano. Francisco Beltrão foi a Comarca com maior número de procedimentos, 1.777 no total, com 1.520 (85,5%) solucionados. 
O tenente-coronel Samir Wassouf, comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou a importância da união das polícias e a necessidade da população continuar colaborando, fornecendo informações que servem de subsídio para a elucidação de crimes. 
Ele lembrou que a Polícia Militar tem o telefone 181 que pode ser utilizado e a pessoa fica no anonimato.
O oficial destacou, por fim, que, além do policiamento ostensivo, a PM colabora com a Polícia Civil no trabalho de investigação através do Serviço Reservado (P2). Samir frisou que ?o compromisso das duas instituições é um só, o combate à criminalidade, por isso trabalhando juntos somos mais fortes?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques