Comarca de Francisco Beltrão tem cerca de 300 mesários voluntários.

No Fórum Eleitoral de Francisco Beltrão o trabalho é permanente; na foto, Rafaela Hellmann e o diretor do fórum, Arno Wolf.
Foto: Badger Vicari/JdeB
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou a ampliação em uma hora do horário de votação nas eleições municipais de 15 de novembro. As urnas serão abertas mais cedo e ficarão aptas a receber votos das 7h às 17h, sempre no horário local.
“O que vimos sempre foi que antes das 8 já tinha fila; antecipando em uma hora, a abertura para as 7, a chance de um escalonamento maior entre os eleitores deve acontecer”, comentou Arno Wolf, diretor do Fórum Eleitoral de Francisco Beltrão.
Esse horário das 7h às 10h preferencialmente será para as pessoas acima de 60 anos, seguindo orientação da consultoria sanitária prestada.
“Os mesários estarão a postos desde às 6; e nos da Justiça Eleitoral desde às 5”, diz Arno, com bom humor.
A Comarca de Francisco Beltrão (que também abrange os municípios de Manfrinópolis e Eneas Marques) terá cerca de mil mesários. Hoje já são cerca de 300 os voluntários, que se cadastraram no site do TRE.
Quem for mesário ganha vale-almoço de R$ 35, mais um dia a mais de folga no trabalho — seja público ou privado. Ou seja: trabalhou como mesário dia 15 de novembro, terá dois dias de folga no serviço.
Destaque-se ainda que todas as ações de segurança da saúde estarão sendo utilizadas.
Em Francisco Beltrão, os locais de votação neste ano serão rigorosamente os mesmos de 2018.
[relacionadas]
Ampliar o horário
A intenção de ampliar o horário de votação já havia sido antecipada pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, em entrevistas. “Estamos fazendo todo o possível para conciliar, na maior medida, a saúde pública da população com as demandas da democracia”, disse.
O ministro acrescentou ainda ter abandonado a ideia inicial de estender a votação para além das 17h após consultas aos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, “porque em muitas partes do Brasil, após essa hora, há dificuldades de transporte e problemas de violência”, disse Barroso.
Segundo ele, serão disponibilizados, em parceria com a iniciativa privada, 7,5 milhões de máscaras e 1,8 milhão de proteções faciais (face shields) aos mesários. Além disso, 1 milhão de litros de álcool gel devem ser distribuídos para que os eleitores limpem as mãos na entrada e na saída das seções eleitorais.