24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Por que é tão importante planejar os móveis com o projeto ainda na planta?

Saber o que vai ter dentro do ambiente otimiza a circulação, a acessibilidade e a estética.

Melissa Ravazzi Perseguine Nava, arquiteta: “Quanto mais informação tivermos para a criação do projeto, mais personalizado este será”.

Na hora de construir, as dúvidas são muitas. O ideal é planejar os móveis ainda na planta, antes de construir ou no início da construção, de modo a escolher materiais e cores e definir a disposição. O projeto permite visualizar melhor as simulações e perceber detalhes. O objetivo é conquistar uma harmonia nos ambientes, por isso planejar os espaços é essencial para conquistar o resultado esperado. A arquiteta Melissa Ravazzi Perseguine Nava responde algumas questões.

Gente do Sul – Por que é tão importante planejar os móveis com o projeto ainda na planta?
Melissa Ravazzi Perseguine Nava: Para planejar um ambiente saudável e agradável, é preciso cumprir vários requisitos, porém, o dimensionamento do ambiente ainda é um dos mais relevantes. Saber o que vai ter dentro do ambiente otimiza a circulação, a acessibilidade e a estética e ainda prevê a infraestrutura que um eletrodoméstico ou um eletrônico precisa para funcionar. Quanto mais informação tivermos para a criação do projeto, mais personalizado este será. Dito isso, poderia alongar a conversa sobre os desejos do cliente em relação ao uso dos móveis no ambiente ou o desejo de algum móvel especial, uma joia de família, enfim, conhecer esse móvel e a história dele ainda na fase de projeto faz toda diferença.

Como é feito o planejamento dos móveis? O que deve ser considerado?
O gosto do cliente aqui no nosso escritório é o carro-chefe, gostamos de imprimir a identidade do cliente no projeto. Acreditamos que um projeto arquitetônico ou de interiores é realmente único, personalizado para seu morador. Além disso, devemos considerar, no caso de já existir um espaço, suas pré-instalações, iluminação natural, circulação adequada. Para a construção de um ambiente novo, a liberdade é um pouco maior, mas volta à primeira pergunta: saber o que cada ambiente precisa para suprir as necessidades do cliente é muito importante.

- Publicidade -

 

 

Definidos os móveis, qual a próxima etapa?
Definida a posição dos móveis, partimos para os projetos complementares e decoração.
Por exemplo, se o ambiente em questão for uma cozinha, precisamos trabalhar agora numa iluminação adequada ao preparo dos alimentos, a infraestrutura para a instalação de todos os eletros que uma cozinha precisa, a definição de um revestimento adequado a esse ambiente, que tem áreas molhadas, gordura. Planejar as cores que favoreçam o ambiente, afinal, não é à toa que as redes de fast food têm muito vermelho e amarelo em suas marcas.

Depois da casa pronta e dos móveis instalados, como fica a decoração? Quais combinações você sugere?
Nossa, aí é um mundo sem limites. Alguns podem até pensar: ‘Ah, mas o orçamento limita, sim’. Eu concordo e discordo, claro, tudo tem um custo. Mas o mercado é rico em opções de cores e texturas. Móvel instalado, imagino uma casa pronta, pintada, forro pronto, iluminação brilhando, esperando aquela famosa produção do ambiente. Aí vale tudo, uso começar pelos tapetes e cortinas, aí viajamos para o mundo das peças de decoração, vasos, plantas (adoro um verdinho), espelhos, enfim, de acordo com os desejos do cliente, as combinações acontecem.

 

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques