Geral

O generalista pode atuar em diversos campos, seja na área de finanças, saúde, educação, gastronomia, construção etc. Lojas de departamento são um bom exemplo disso, pois são negócios que vendem produtos que atendem as mais variadas demandas.
Já ser especialista pode trazer mais autoridade sobre a área de atuação, pois escolher um campo nichado para trabalhar demonstra mais conhecimento técnico, logo mais chance de ser reconhecido no que faz.
No marketing digital, não significa que o seu negócio não pode ser generalista, mas é interessante pensar em uma estratégia especialista para atrair o público-alvo.
Por exemplo, supondo que uma clínica odontológica pretende investir em marketing digital e os serviços oferecidos são bem variados: clínico geral, estética facial, ortodontia, odontopediatria, implantodontia, prótese dentária, entre outros tratamentos comuns de serem encontrados em consultórios odontológicos.
Na estratégia de marketing digital pode-se usar apenas umas dessas possibilidades para divulgar a clínica, talvez o “carro chefe” do consultório, um tratamento específico em que a procura esteja em alta ou até mesmo algum serviço em que se deseja gerar demanda.
Neste caso, vamos supor que a clínica do exemplo dado, ofereça ao menos três tratamentos diferentes: clínico geral, implantodontia e estética facial e para acompanhar a demanda por procedimentos estéticos que tem surgido nos últimos tempos no mercado, o consultório deseja se posicionar como especialista em estética facial.
Sendo assim, mesmo que a clínica seja generalista na execução dos serviços como um todo, é especialista no posicionamento. Junto a isso, outras frentes devem ser trabalhadas para contribuir ainda mais com a estratégia, como a produção de conteúdo focado em pautas aprofundadas em assuntos relacionados a procedimentos que envolvam estética facial e, claro, a fidelização de clientes.
Eduardo Gasparetto é fundador e CEO da Agência Carti – Agência de Marketing Digital com sede em São Paulo e filial em Dois Vizinhos. https://AgenciaCarti.com.br – (46) 3536-1725
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