Geral
A falta de chuvas na região Sudoeste começa a interferir no sistema de abastecimento da cidade de Pranchita. Os dois principais poços que abastecem a cidade perderam em média 50% na sua vazão, comprometendo o fornecimento de água de forma regular para todas as regiões da cidade. Por esta razão, a Sanepar implanta o rodízio no fornecimento de água a partir desta semana.
Os mananciais de abastecimento de Pranchita e da região já vinham sofrendo redução na vazão desde 2019. Com as chuvas de janeiro deste ano, houve elevação nos níveis de água tanto dos poços como dos rios. Porém, sem chuvas regulares desde fevereiro, os sistemas estão em alerta desde a primeira quinzena de abril.
O rodízio no abastecimento vai funcionar no mesmo sistema das edições anteriores. Os setores serão fechados diariamente das 14h às 18h30, com previsão de normalização a partir das 20h. A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade. Confira a programação prevista para o período entre 27/04 e 14/05.
Plano para rodízio
Datas, horários e locais atingidosQuinta-feira, dia 29, fechamento às 14h e abertura às 18h30.Normaliza a partir das 20h. Fundo de Vale, Loteamento Central e Pasqualotto.Sexta-feira, 30, fechamento às 14h e abertura às 18h30 Normaliza a partir das 20h. Cohapar I, Cohapar II, Bairro Dalbó e Conjunto Atami.Sábado, 1º de maio, fechamento às 14h e abertura às 18h30.