Algumas alterações no projeto foram feitas em relação aos leitos de UTI.

A Prefeitura de Dois Vizinhos está trabalhando no projeto para ampliação do Hospital Pró-Vida e, com isso, ter estrutura física para a instalação de dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). O projeto para ampliação já foi protocolado junto à 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) espera que as obras iniciem ainda neste ano. “Até junho, se Deus quiser, nós vamos iniciar a construção. O município está pagando este projeto, em torno de R$ 90 mil. Protocolamos junto à 8ª Regional de Saúde e já fizemos um pedido oficial ao deputado Paulo Litro (PSDB) para que o Governo do Estado veja quais as mudanças necessárias no projeto para que possamos dar início à construção”.
O secretário municipal de Planejamento, Nilton de Almeida, explicou como será feita a ampliação. “Quando assumimos, já existia um projeto em andamento que previa uma construção de três andares e a UTI ficaria no terceiro. Em nosso entendimento, seria muito demorado para conquistarmos a UTI. Então fizemos uma força-tarefa para que mudássemos este projeto para que a UTI ficasse no primeiro piso. O projeto arquitetônico está pronto e contempla mais melhorias. Além das UTI, ainda contempla salas para tomógrafo, aparelho de Raio-X e outros exames e também vai aumentar a capacidade de leitos de enfermaria no hospital. Estamos buscando, através dos nossos representantes, que eles consigam junto ao governo estadual ou Federal, recursos para que possamos ampliar a estrutura física e de equipamentos.”
O deputado Paulo Litro disse que já está intermediando os recursos para a ampliação. “Já fizemos audiências tratando sobre este assunto. O Carlinhos está trabalhando com o projeto junto ao hospital e está engatilhado para que, após os tramites burocráticos, o Estado possa repassar os recursos para a ampliação do hospital.” Na região de Beltrão os únicos hospitais que possuem leitos de UTI são a Policlínica São Vicente de Paula, Hospital do Câncer (Ceonc) e o Hospital São Francisco, todos de Beltrão.
[RELACIONADAS]
Usina de Oxigênio para o Pró-Vida
A administração municipal e a diretoria do Hospital Pró-Vida também estão buscando a instalação de uma usina de oxigênio, diante da falta do material no mercado. Enquanto a solenidade de entrega dos equipamentos acontecia, o diretor do hospital, Maurício Ferraz, estava em Cascavel na busca por oxigênio e medicamentos para o hospital. “Já solicitei a licitação. Não tem mais oxigênio em Pato Branco e nem em Francisco Beltrão. A empresa que fornecia não tem mais estoque. Então vamos instalar a nossa usina de oxigênio nos próximos dias”, disse.