19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Prefeitura de Marmeleiro faz obras de correção no lago do Parque Meu Campinho

Geral

O prefeito Paulo Pilati com as diretoras dos departamentos municipais Marilete Chiareloto (Meio Ambiente) e Caroline Giacometti Arisi (Urbanismo) no gabinete do prefeito.

A Prefeitura de Marmeleiro realizou algumas obras e adequações no Parque Meu Campinho, na área central. “O projeto do Meu Campinho se encontrava muito bem, foi muito bem projetado e desenvolvido, inclusive, está faltando a parte de iluminação e alguns banheiros que estão sendo solicitados pela população para ficar adequado. E a questão do lago, pelo que fizemos um levantamento, não houve um estudo e um projeto por parte da administração passada para executá-lo. Mas entendemos que a administração anterior tinha boas intenções com a construção do lago, era um pedido da comunidade de ter um local público para utilização desse benefício”, diz o prefeito Paulo Pilati.

Paulo acrescenta que o lago foi feito “sem um projeto adequado e vem acarretando algumas questões, como infiltração da água que não consegue se manter, a água que chega com algumas contaminações, alguns resíduos e que teve a morte de alguns peixes que foram colocados no local. Mas, em momento algum nós, como administração atual, queremos desmanchar ou isolar o lago, somente queremos aprimorar aquilo que não está funcionando direito, para ele voltar ao devido funcionamento e trazer aquilo que a população realmente espera”.

Foi feito um dreno pelas ruas laterais para o escoamento da água das chuvas e será executado o projeto de asfaltamento de ruas, que já estava licitado pela gestão anterior. Assim, não haverá necessidade de fazer novamente a tubulação de águas pluviais. Mas a pista de caminhada, o parque infantil, os deques e bancos estão liberados para o lazer e o uso pela população.

- Publicidade -

Retirada dos peixes
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Marilete Chiarelotto, explica que, “como esse lago utiliza água, também, pluvial, a água já vem contaminada devido à questão do declive do terreno e, com isso, é uma água imprópria para seres vivos. Fizemos a análise de demanda de oxigênio dissolvido na água que deu extremamente baixa a quantidade. Devido à questão ambiental, achamos melhor tirar aqueles peixes e passamos pro lago do Bairro Coophamar, pra que sobrevivam e possamos ter essas espécies”. Mas ela confirma que houve a morte de muitos peixes grandes antes da retirada pela administração municipal.

Empresa vai fazer estudo
A administração municipal vai contratar uma empresa especializada para fazer um projeto de estudo do lago, da viabilidade de ter uma bomba embaixo, no Rio Marmeleiro, ou trocar o sistema de bombeamento. “Outorga [para o uso da água] existe, tá liberado o uso da água desse lago, desde que atinja uma vazão de 20 m³ por dia. Por enquanto, até que a gente tire 100% dos animais e faça as estruturas, não foi ligada a bomba ainda”, esclarece Marilete.

[relacionadas]

A diretora do Departamento de Urbanismo, Carolline Giacomet Arisi, informa que tem uma nascente no lago “que não suporta a quantidade, na verdade, pelo tamanho do lago”. Sobre a construção do lago, ela afirma que “realmente não existe projeto de lago, inclusive abrangeu uma área que não estava no projeto inicial, depois teve que ser feita uma alteração no projeto pra aumentar as pistas de caminhadas. O que temos é o projeto das pistas de caminhada, dos parquinhos. O lago foi aprovado e modificado por conta da escavação e foi feito sem estudo adequado”. 

Não é ação contra o ex-prefeito
Paulo ressalta que não se trata de uma medida contra o ex-prefeito Jaimir Gomes. “Eu entendo que Marmeleiro completa 60 anos e por todo esse período teve prefeitos que entraram e tinham a melhor das intenções pra fazer as coisas pra população. O prefeito que nos precedeu não foi diferente disso. Cada prefeito tem uma ideia e trabalha com alguns projetos. Tivemos esse problema? Sim. Mas vamos tentar corrigir. Não queremos criar nenhuma polêmica na cidade, jamais, fizemos uma campanha em cima de projetos e de estudos, nascemos aqui, moramos a vida inteira aqui e queremos o bem da nossa cidade”, diz o prefeito Paulo Pilati.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques