Geral

A Prefeitura de Realeza, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Associação Regional de Saúde do Sudoeste do Paraná (ARSS), custeou diversas cirurgias de pterígio (carninha no olho). O investimento total foi de R$ 5.953,50. Dez pacientes, que estavam na fila de espera há mais de um ano, foram beneficiados. Os pacientes foram levados, na última quarta-feira, 3, para o Instituto de Visão do Sudoeste – Cataratas, em Dois Vizinhos, para realizar o procedimento.
João Carlos dos Santos, secretário municipal de Saúde, destacou a importância deste investimento da gestão pública. “Muitos estavam aguardando ansiosos por uma vaga para fazer essa cirurgia e a Prefeitura, custeando o procedimento, conseguiu acabar com a fila de espera”, frisou. O secretário adiantou ainda que os atendimentos de oftalmologista serão retomados nos próximos dias. “Já conversamos com um médico oftalmologista referência na região, Dr. Eduardo De Toni, e ele irá atender a população de Realeza ainda neste mês. Assim que formalizarmos a parceria iremos abrir as vagas para as consultas”.
O que é pterígio?
Também chamado de “carninha do olho”, o pterígio é o crescimento de um tecido avermelhado na superfície de um ou dos dois olhos. Geralmente, essa membrana começa a se desenvolver na parte branca do olho, chamada de esclera, e vai em direção à córnea, podendo provocar o comprometimento visual.