24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Prefeitura e Sebrae firmam convênio para educação empreendedora

Metodologia pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas públicas municipais

Metodologia pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas públicas municipais

O município de Dois Vizinhos e o Sebrae firmaram convênio para a implantação do Programa de Educação Empreendedora no Ensino Fundamental I, da rede pública. A ação acontecerá com o ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP’. A metodologia procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Segundo a consultora do Sebrae, Claudineia Cabral, a parceria com o município está sendo retomada com o novo convênio. A metodologia do programa conteúdo está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é destinada aos alunos de primeiro ao quinto ano. Todos os materiais de ensino relacionados ao JEPP serão fornecidos pelo Sebrae para docentes e estudantes.

“Levaremos ao município a metodologia da cultura empreendedora, com uma série de materiais, além dos livros, como gibis, lives para alunos e docentes e palestras. É um conjunto de atividades que permitirá que as crianças possam incorporar conteúdos da educação empreendedora em suas vidas”, frisa. Claudia cita exemplos como o aprendizado para a gestão financeira pessoal, o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e a busca pela proatividade.

- Publicidade -

“Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a metodologia utiliza conteúdos digitais. Nosso objetivo é trabalhar de forma leve, em colaboração com os professores da rede municipal e dar oportunidade para as crianças se desenvolverem”, resume a consultora.

A secretária de Educação de Dois Vizinhos, Silvana Dal Molin ressalta que o convênio de cooperação técnica pode impactar cerca de 2,4 mil alunos de 13 escolas – nove na zona urbana e quatro no interior. A expectativa da secretária é que o projeto contribua para a melhoria da qualidade de ensino.

“É um projeto inovador, que vem para fortalecer o vínculo entre escola e comunidade escolar, proporcionando uma formação mais ampla para os alunos da rede municipal de ensino de Dois Vizinhos. É com projetos ligados ao empreendedorismo e ao mundo do trabalho que conseguiremos atingir os objetivos almejados”, analisa.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques