Presidente da AMP diz que há um objetivo comum entre as autoridades: a saúde e salvar vidas.

Os municípios do Paraná decidiram iniciar a vacinação dos moradores sem comorbidades por idade, começando pelos 59 anos e até os 18 anos, paralelamente aos profissionais de educação e às pessoas com comorbidades.
A decisão foi tomada em webconferência promovida terça-feira, 1º, em Curitiba, comandada pelo presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller (MDB), com as participações do secretário estadual da Saúde, Beto Preto; do chefe da Casa Civil, Guto Silva; dos dirigentes das 19 associações regionais de municípios do Estado; e do presidente do Cosems/PR (Conselho dos Secretários Municipais da Saúde do Paraná) e secretário de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano “Ivo” Leonarchik.
Júnior Weiller afirmou que as iniciativas do Governo do Estado em conjunto com os municípios são fundamentais para fortalecer o processo de vacinação. “Nosso objetivo é o mesmo: levar saúde e salvar vidas no Paraná”, comentou o presidente da AMP.
Descentralização
O Governo do Estado já aplicou 3.721.565 doses de vacinas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. “Temos rapidamente descentralizado as doses para os municípios. O Estado não vacina ninguém, quem vacina é o município, com as suas equipes das secretarias de saúde”, afirmou Beto Preto.
O Plano Estadual de Vacinação já está contemplando grupos prioritários, com mais de 52% da sua população alvo para a primeira dose, representando 2.543.062, segundo o Vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS).