19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Primeira viagem do Padre Harry pela América

Geral

Padre Harry Van Briel, com seu espírito aventureiro e amigos convidados, organizava viagens pelos países da América do Sul. Foram, 19 viagens, percorrendo 180 mil km, quatro vezes em volta da terra.
A primeira viagem foi em 26/12/1979, durando 22 dias, numa Brasília 78, equipada com uma carretinha pra levar a bagagem, alguns alimentos e, principalmente, água. Os companheiros dessa aventura foram: Padre Harry, Edi Schmitz, Pedro Flessak e Aléssio Krupkoski.

Sunta Stoco, que hoje completa idade nova, Onorino Stoco, os padres Harry Van
Briel, Edison Mateus, Carlos Martins e José Vieira. Nica, Afonso
Frare, Rubens S. dos Santos (Neto) e Domingos Frare. (A máscara foi tirada para a foto).

Foi de 26/12/1979 a 18/1/1980. Rota: Barracão-Eldorado-Posadas-Corrientes-Resistência-Córdoba-Mendoza-Tunel Cristo Redentor. Divisa: Los Andes-Santiago-Valparaiso-Talca Concepción-Valdivia-Temuco-Puerto Montt. Divisa: San Carlos de Bariloche-Bahia Blanca-Mar del Plata-Buenos Aires-Gualeguaich. Divisa: Montevideu-Chuí-Porto Alegre-Chapecó-Palmas-Francisco Beltrão. Total rodado (+ou-8.500km).
Como não existia cartão de crédito, tudo era pago com dinheiro vivo (dólar ou moeda local). Ponto mais alto: na divisa Argentina-Chile: 3.200 m, um pouco abaixo da altura crítica de 3.600m, onde começa o mal das alturas, em espanhol “soroche” ou “puna”.

[relacionadas]

- Publicidade -

Onorino Stoco foi um dos viajantes. Participou em três edições nos anos de 2000, 2004 e 2007. Em 2004 foram oito pessoas em dois carros. Como foi planejado, encontraram-se com Rui Machado, que estava voltando dos Estados Unidos, de carro.

Onorino Stoco combinou com ele para se encontrarem na linha do Equador, no Ponto Zero, que fica a 13 km de Quito (Equador). No dia marcado, 18/11/2004, (às 10h) e, às 10h30, todos estavam reunidos no local combinado. Pausa de dois dias para descanso e bate- papo. Depois, todos seguiram viagem rumo ao Brasil. O lugar escolhido para a última parada, na Lanchonete New Center, em Marmeleiro. Depois, foram recepcionados pelos familiares em Francisco Beltrão.

Segunda-feira, 17 de agosto de 2020, na propriedade de Onorino, que convidou o padre Harry para uma visita, para recordar e ver fotos da viagem. O encontro foi de comemoração e degustando um churrasco na grelha; Com o padre Harry foram outros padres: Edison Mateus e José Vieira, da Vila Nova, e Carlos Martins (de Capanema). Mais tarde, os padres fizeram uma pescaria nos açudes do sítio. Onorino Stoco diz que foi um encontro de muito saudosimo, podendo lembrar muitas passagens, caminhos percorridos, momentos bons e também difíceis, pela América, junto com pessoas maravilhosas.

Puerto Varas, Sul do Chile. Na foto, a Brasília 78, com a carretinha. Padre Harry Van Briel, Edi Schmitz, Pedro Flessak e Aléssio Krupkoski.

Uma das viagens do padre Harry, na linha do Equador em Macapá, Amapá.

Monumento construído em 1736, latitude 00’00’00”. Na foto: Rui Machado, Bruno e Afonso Krauspenhar, Onorino Stoco, Moré Paulista, Valmor Daleffe e padre Harry Van Briel no monumento de Ciudad Metad del Mondo, a 13 km de Quito, no Equador. E marcando a divisão do Planeta em dois hemisférios. Fizeram a foto com um pé no Norte e outro no Sul. Momento emocionante.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques