Primeiro encontro empresarial de cooperativas de crédito
Uma delegação de cooperativistas de Francisco Beltrão esteve em Curitiba nos dias 21,22 e 23 de julho passado, participando do lº Encontro Empresarial de Cooperativas de Crédito, realizado simultaneamente com o 14° Congresso Brasileiros das Associações Comerciais do Brasil, CACB, e 1º Encontro Nacional do Empreender.
Sob a liderança do presidente do Sicoob/Cresud, Loacir Celso dos Santos, diretores, conselheiros e funcionários tiveram a oportunidade de assistir a 10 palestras, uma inclusive proferida pelo vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, que entre outras afirmações disse que o presidente Lula sonha com um Brasil cooperativista.
Já o presidente do Bancoob – Banco Cooperativo Brasileiro -, dr. Raimundo Mariano do Valle, que abordou o tema Crédito e Financiamento para Micro e Pequenas Empresas, ressaltou a importância das parcerias firmadas com associações comerciais e Sebrae. ?Essas entidades entendem a importância do crédito cooperativo e estão apoiando de maneira integral as cooperativas; quem ganha com isso é o próprio comércio, o cidadão e as comunidades, que necessitam de acesso ao crédito bancário, com menores custos e menos burocracia”.
Referindo-se à educação nas escolas, sob o tema cooperativas de crédito, disse o dr. do Valle: ?Espero que esse ensino chegue logo; já vejo os órgãos governamentais abordarem com ênfase essa nova possibilidade; se nós queremos cooperativas desenvolvidas em todos os ângulos, um cooperativismo sério com profissionais ajudando o desenvolvimento sócio-econômico do país, nós temos que tratar também da questão da educação cooperativista nas escolas?.
Por sua vez, o dr. Heli de Oliveira Penido, presidente do Siccob/brasil, abordou o tema Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil. Dr. Heli é pessoa muito admirada pelo trabalho que faz na orientação às centrais de cooperativas de crédito, assim como às cooperativas singulares, integradas ao sistema Sicoob. O palestrante apresentou às cooperativas uma visão ampla do sistema a que pertencem hoje 13 cooperativas.
Igualmente, a mesma mensagem foi muito bem aceita por representantes de outras comunidades que estão organizando suas associações de crédito cooperativo. “Tenho certeza que existe aqui no Paraná um sistema que cresce de forma sustentada, adotando os procedimentos seguros para termos grandes cooperativas. Cooperativismo ë algo que cabe a todos, enfim, a toda a sociedade. Cooperativa é acima de tudo participação dos associados; serviço de natureza financeira, bancária, em nível técnico adequado, com segurança e espírito cooperativo?, finalizou o presidente Heli de Oliveira Penido.
Em Curitiba, nos mesmos dias, também estiveram presentes representantes da Associação Comercial de Francisco Beltrão, juntamente com outros beltronenses, representantes das mais diversas entidades.