6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Primeiros funcionários do terceiro turno do abate de frangos são comunicados de desligamento da BRF

Geral

Leonete dos Santos confirmou as primeiras demissões na BRF.

A unidade da BRF de Francisco Beltrão confirmou quinta-feira, dia 1º de abril, as primeiras demissões de trabalhadores do terceiro turno de abate de frango, que funciona das 22h30 às 5h30 da manhã. A empresa anunciou na segunda quinzena de março que iria suspender o terceiro turno de abate de frangos na unidade.

A empresa mantinha o terceiro turno de abates há 18 anos. Conforme a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Leonete dos Santos, cerca de 70 funcionários foram comunicados sobre o desligamento da empresa. A expectativa é que outros 80 trabalhadores sejam demitidos.

De acordo com o sindicato, cerca de 370 funcionários atuavam no terceiro turno. Parte do pessoal que não for demitido será remanejado para um dos dois turnos de abate de frangos que funcionam durante o dia e outra parte deve passar a trabalhar no segundo turno de abate de galinhas matrizes. “Antes só tinha um turno de abate pra galinha”, diz Leonete. 

- Publicidade -

A direção do sindicato fez alguns pedidos à direção da unidade da BRF em relação ao desligamento de pessoal, mas não sabe se foram atendidos. Entre as solicitações, no caso de casal, que pelo menos fosse mantido um dos dois; entre os aposentados, que a escolha recaísse sobre aqueles que querem sair; e nos demais, com menos tempo de empresa, os que querem ser desligados.

Foram feitos também outros pedidos na área social, como pagamentos de prêmios por anos de serviços, entre outros. Dia 9 de abril, uma terça-feira, está marcada a reunião no sindicato para a homologação das primeiras rescisões. Leonete disse que a própria BRF contratou uma empresa para ajudar a direcionar os trabalhadores que foram demitidos para outras empresas. A Dip Frangos, de Capanema, e a Plastbel, de Beltrão, estariam propensas a contratar parte destes funcionários desligados da empresa.

Ajustes operacionais
Dia 12 de março, a assessoria de comunicação da BRF emitiu a seguinte nota à imprensa sobre a decisão tomada para a unidade de Francisco Beltrão. “A BRF informa que faz ajustes operacionais em Francisco Beltrão (PR), para manter a unidade eficiente e alinhada com as necessidades de abastecimento. A empresa implementou o segundo turno de abate de galinhas matrizes e fez mudanças de turno de trabalho para colaboradores da unidade.” Apesar destas medidas administrativas, a empresa segue como a principal empregadora de trabalhadores e em arrecadação de impostos no município. 

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques